Programa EDUCA, do OBSERVATÓRIO, é citado como referência para introduzir o assunto nas escolas de ensino fundamental
Em entrevista concedida ao programa Central GloboNews na segunda-feira (29/7), o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, colocou em pauta, mais uma vez, o Trânsito, esclarecendo as dúvidas dos jornalistas de forma clara, sem se esquivar das respostas. Para Freitas, o processo de civilização no trânsito começa na educação, complementando que trará o tema para o currículo escolar. “O problema do trânsito é uma epidemia e o projeto enviado aos deputados faz o tema vir à tona, promove o debate. Isso é muito relevante,” reforçou.
O Programa EDUCA, do OBSERVATÓRIO, foi citado pelo ministro ao ser questionado sobre o tipo de educação para o trânsito que Freitas pretende levar às escolas. “Estamos trabalhando num convênio com o MEC para que esse material possa ser disponibilizado. Muito em breve ele estará incorporado e disponível para os nossos professores”, enfatizou.
O OBSERVATÓRIO recebeu com grata surpresa a posição do ministro, que abraçou o EDUCA como referência para trabalhar o trânsito seguro nas escolas. “Ficamos muito felizes quando apresentamos o EDUCA ao Ministério da Infraestrutura e, especialmente agora, ao ouvir do ministro sobre a importância desse trabalho realizado por nós, que contou com a ajuda de muita gente. Temos muito a agradecer ao ministro por enaltecer o tema trânsito e por nos receber de braços abertos, assim como agradecemos também a todos que se envolveram no Programa EDUCA para que ele se tornasse realidade”, frisou José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Sobre o uso da cadeirinha
Freitas também comentou a qualificação de advertência para quem não usa a cadeirinha ao transportar crianças. “Uma mãe quando está trocando a fralda do bebê não tira a mão dele e nem o olho nenhum segundo. Bota o pino na tomada, coloca rede de proteção na janela. Isso é percepção de risco. Se ela não põe o filho na cadeirinha, ele não está percebendo o risco. Há um trabalho de conscientização que tem que ser feito. Eu diria que a maioria da população brasileira já está consciente. O que perguntamos é: sociedade, estamos maduros para não precisarmos mais de uma multa para fazer o que é certo? Eventualmente a sociedade vai responder: não, não estamos maduros. Eu preciso de uma multa para fazer o que é certo. Então esse dispositivo vai cair na tramitação do Congresso”, reforçou.
“Uma advertência de um agente de trânsito para um pai ou uma mãe que está sem a cadeirinha talvez pese mais do que uma multa. Talvez seja mais fácil pagar uma multa do que levar uma bronca do guarda: olha, você está botando seu filho em risco. Na verdade, o que está sendo comunicado para a sociedade é que, partindo do pressuposto que já estão maduros, não precisam de uma multa para cuidar da segurança do seu filho”, continuou.
[video width="1280" height="720" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2019/08/Central-Globonews-entrevista_-Ministro-da-Infraestrutura-Tarcísio-Freitas.mp4"][/video]
Segurança viária em foco: documentário da Produtora Brasileira destaca o Maio Amarelo e o trabalho do OBSERVATÓRIO
No início de junho, mais precisamente no dia 12,, a sede do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em São José dos Campos/SP, recebeu a equipe da Produtora Brasileira para a gravação de um documentário especial sobre segurança viária e o Movimento Maio Amarelo.
OBSERVATÓRIO marca presença no 10º Frotas Conectadas em painel sobre segurança, inovação e tecnologia
Nesta quarta-feira, 18, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, participou do segundo dia da 10ª edição do Frotas Conectadas, evento que se consolida como um dos mais relevantes do setor de mobilidade no Brasil.
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.