Artigos

Movimento Maio Amarelo comemora 5 anos de existência e ganha novo site

Escrito por Portal ONSV

10 ABR 2018 - 09H12

Página foi totalmente reformulada e traz histórico de cinco anos de realizações

Um site totalmente novo e repaginado, feito especialmente para divulgar as ações do Movimento Maio Amarelo, está sendo lançado nesta terça-feira (dia 10 de abril) pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. No endereço maioamarelo.com toda a sociedade civil, poder público e entidades poderão encontrar informações sobre o que é o Movimento Maio Amarelo, como realizar ações de educação e conscientização em suas cidades, estados e país e, principalmente, divulgá-las amplamente com fotos e textos explicativos. Num sistema bastante facilitado de cadastramento, com login e senha, cada participante poderá inserir fotos e um breve descritivo da ação realizada.

“Disponibilizamos no site uma área em que cada pessoa, entidade, empresa ou órgão que realize uma ação possa divulga-la, para mostrar a todo mundo o que está sendo feito. Este ano, o Movimento Maio Amarelo tem como tema “Nós somos o trânsito” numa alusão de que todos devem fazer a sua parte por um trânsito mais seguro, evitando acidentes e mortes. Ter esse espaço para que cada um coloque sua ação é uma forma de mostrarmos que todos podem fazer algo bom para fomentar o Maio Amarelo”, explica o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.

Histórico de atividades

O site traz um histórico das atividades realizadas no Brasil e em todo o mundo desde a primeira edição do Movimento, em 2014. Nele é possível conhecer como surgiu o Maio Amarelo e como a iniciativa ganhou visibilidade e participação ao longo dos anos. Todo o histórico é acompanhado por vídeos e pelo relatório de atividades dos anos do Movimento.

Somente em 2017, foi registrada a participação de mais de 500 cidades brasileiras e 26 países no Maio Amarelo, que aderiram à causa e realizaram ações focadas para a mobilidade segura. “A cada ano, contabilizamos mais e mais participações e queremos que novas participações venham a deixar esses números ainda mais significativos”, ressalta Ramalho. Para 2018 a expectativa do OBSERVATÓRIO é que esses números sejam superados.

Apoiadores

O site do Maio Amarelo faz justo reconhecimento às empresas, municípios e entidades que patrocinam o Movimento, destacando seus logos em uma área da página.

O site também traz uma lista com mais de 1.300 os órgãos brasileiros que registraram a sua participação em edições anteriores no Brasil e de outros diversos países como Angola, Áustria, Espanha, Marrocos, México e Uruguai, entre outros, que realizaram ações para o Movimento Maio Amarelo.

Representantes

Ao completar cinco anos, o Movimento Maio Amarelo amplia sua rede de representantes voluntários, contando com dois representantes por estado, sendo um da sociedade civil organizada e sem vínculo com órgãos públicos, e outro que representa o setor público. Os representantes são voluntários e tem como tarefas fornecer informações sobre o Movimento a toda a sociedade, estimular os veículos de comunicação a divulgar e discutir o tema trânsito, conceder entrevistas e depoimentos, propagar a conduta lícita, respeitosa e prudente no trânsito e realizar atividades referente ao Maio Amarelo em seu estado, entre outras atividades frequentes.

Notícias

O site do Movimento Maio Amarelo possui um espaço especial para divulgar as notícias sobre o tema, destacando a amplitude que a iniciativa tem e o espaço obtido nas mais diversas mídias e redes sociais.

Loja

Na loja virtual do Maio Amarelo os interessados poderão obter os produtos com o mote da campanha de 2018 e itens que destacam o laço amarelo símbolo do movimento.  Parte da renda obtida com a venda dos produtos é destinada ao OBSERVATÓRIO, que converte o valor em novas ações focadas no trânsito. A loja Maio Amarelo pode ser acessada em maioamarelo.com, na opção “loja”.

Sobre o Movimento Maio Amarelo

O tema do Movimento Maio Amarelo para 2018 é “Nós somos o trânsito”, conforme resolução n° 722/2018 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND).

Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A escolha do laço amarelo tem como intenção alertar a sociedade a tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.