Um site totalmente novo e repaginado, feito especialmente para divulgar as ações do Movimento Maio Amarelo, está sendo lançado nesta terça-feira (dia 10 de abril) pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. No endereço maioamarelo.com toda a sociedade civil, poder público e entidades poderão encontrar informações sobre o que é o Movimento Maio Amarelo, como realizar ações de educação e conscientização em suas cidades, estados e país e, principalmente, divulgá-las amplamente com fotos e textos explicativos. Num sistema bastante facilitado de cadastramento, com login e senha, cada participante poderá inserir fotos e um breve descritivo da ação realizada.
“Disponibilizamos no site uma área em que cada pessoa, entidade, empresa ou órgão que realize uma ação possa divulga-la, para mostrar a todo mundo o que está sendo feito. Este ano, o Movimento Maio Amarelo tem como tema “Nós somos o trânsito” numa alusão de que todos devem fazer a sua parte por um trânsito mais seguro, evitando acidentes e mortes. Ter esse espaço para que cada um coloque sua ação é uma forma de mostrarmos que todos podem fazer algo bom para fomentar o Maio Amarelo”, explica o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.
Histórico de atividades
O site traz um histórico das atividades realizadas no Brasil e em todo o mundo desde a primeira edição do Movimento, em 2014. Nele é possível conhecer como surgiu o Maio Amarelo e como a iniciativa ganhou visibilidade e participação ao longo dos anos. Todo o histórico é acompanhado por vídeos e pelo relatório de atividades dos anos do Movimento.
Somente em 2017, foi registrada a participação de mais de 500 cidades brasileiras e 26 países no Maio Amarelo, que aderiram à causa e realizaram ações focadas para a mobilidade segura. “A cada ano, contabilizamos mais e mais participações e queremos que novas participações venham a deixar esses números ainda mais significativos”, ressalta Ramalho. Para 2018 a expectativa do OBSERVATÓRIO é que esses números sejam superados.
Apoiadores
O site do Maio Amarelo faz justo reconhecimento às empresas, municípios e entidades que patrocinam o Movimento, destacando seus logos em uma área da página.
O site também traz uma lista com mais de 1.300 os órgãos brasileiros que registraram a sua participação em edições anteriores no Brasil e de outros diversos países como Angola, Áustria, Espanha, Marrocos, México e Uruguai, entre outros, que realizaram ações para o Movimento Maio Amarelo.
Representantes
Ao completar cinco anos, o Movimento Maio Amarelo amplia sua rede de representantes voluntários, contando com dois representantes por estado, sendo um da sociedade civil organizada e sem vínculo com órgãos públicos, e outro que representa o setor público. Os representantes são voluntários e tem como tarefas fornecer informações sobre o Movimento a toda a sociedade, estimular os veículos de comunicação a divulgar e discutir o tema trânsito, conceder entrevistas e depoimentos, propagar a conduta lícita, respeitosa e prudente no trânsito e realizar atividades referente ao Maio Amarelo em seu estado, entre outras atividades frequentes.
Notícias
O site do Movimento Maio Amarelo possui um espaço especial para divulgar as notícias sobre o tema, destacando a amplitude que a iniciativa tem e o espaço obtido nas mais diversas mídias e redes sociais.
Loja
Na loja virtual do Maio Amarelo os interessados poderão obter os produtos com o mote da campanha de 2018 e itens que destacam o laço amarelo símbolo do movimento. Parte da renda obtida com a venda dos produtos é destinada ao OBSERVATÓRIO, que converte o valor em novas ações focadas no trânsito. A loja Maio Amarelo pode ser acessada em maioamarelo.com, na opção “loja”.
Sobre o Movimento Maio Amarelo
O tema do Movimento Maio Amarelo para 2018 é “Nós somos o trânsito”, conforme resolução n° 722/2018 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND).
Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
A escolha do laço amarelo tem como intenção alertar a sociedade a tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.
Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.
Com apoio do OBSERVATÓRIO, TCU inicia consulta pública sobre as condições das pontes no Brasil
O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou, no dia 11 de fevereiro, uma consulta pública para ouvir a população sobre a qualidade e segurança das pontes nas rodovias do país.
Diversão e responsabilidade: Operação Carnaval Seguro educa condutores no Distrito Federal
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou ações educativas antes e durante o carnaval.
TECNOBANK torna-se mantenedor social do OBSERVATÓRIO
A Tecnobank, empresa de tecnologia para negócios com 16 anos de experiência, firma parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) como mantenedora social. Dessa forma, a TECNOBANK passa a dar apoio financeiro a causa da segurança no trânsito e também integra o Conselho do Observatório para participar ativamente das discussões e decisões sobre o assunto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.