Artigos

No trânsito, o sentido é a vida! Qual papel você vai cumprir nesta causa?

Escrito por Portal ONSV

06 ABR 2019 - 08H00

Observadores Certificados reúnem-se com o superintendente e agentes da Guarda Municipal de São João Del Rei para tratar de assuntos relacionados à Segurança Viária da cidade

No dia 27 de março aconteceu no Teatro Municipal de São João Del Rei/MG, uma reunião entre a Guarda Municipal, representada pelo superintendente da Guarda, Altencir Ribeiro de Oliveira, em conjunto com os agentes Fernando Reis dos Santos, Guilherme Sampaio Vasconcelos, Gustavo Costa Silva Sbampato, do

GAPPE - Grupo de Ações Preventivas e Pedagógicas Escolares e os observadores  certificados Emerson Santana e Andreia Resende, ambos representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o apoio de Claudiano Assunção. Também esteve presente  Fernanda Bôscolo Mourão de Araújo, autoridade de Trânsito do município.

""

No encontro foi ministrada uma a palestra sobre o OBSERVATÓRIO e a sinalização viária de São João Del Rei demonstrando a observância dos Princípios Básicos da Sinalização do Trânsito.

Os observadores certificados são representantes do OBSERVATÓRIO de diversos estados brasileiros, engajados em mudar a triste realidade do trânsito brasileiro, que mata mais de 36 mil pessoas a cada ano e deixa milhares de outros lesionados para o resto da vida.

Além de apresentar o OBSERVATÓRIO e seus objetivos, a primeira parte da apresentação, realizada por Emerson Santana, teve como objetivo demonstrar a intenção de reduzirmos o número de acidentes de trânsito do Brasil.

A atuação do OBSERVATÓRIO está fundamentada em quatro pilares (Estudos e Pesquisas – Dados e Informações, Educação – Advocacy). Também é seu papel no cenário nacional e internacional como consultor especial do Conselho Econômico e Social da ONU desenvolver projetos para Educação; Empresas, Municípios e Entidades Laço Amarelo; Estatísticas Nacionais e Municipais através das plataformas ÍRIS e SOMA; Campanhas Educativas e o Movimento Maio Amarelo.

A segunda parte da apresentação, realizada por Andreia Resende e Claudiano Assunção, apresentou a Sinalização Viária de São João Del Rei sobre a observância dos Princípios Básicos da Sinalização do Trânsito, uma das prováveis causas do aumento de recursos de infração junto a JARI. Em uma breve abordagem sobre as competências legais do município a partir da municipalização do trânsito, Andreia demonstrou a importância do relacionamento com os órgãos públicos e um espaço aberto ao debate e esclarecimentos.

Atenciosamente,

Emerson Santana e Andreia Resende

Observadores Certificados

São João Del Rei, 28 de março de 2019.

Emerson Santana

32 98846 8870 / 31 99328 6335

emersonobservadorcertificado@gmail.com

Andreia Paula de Resende

32 99971 1662 / 32 98834 4293

andreiaresende70@gmail.com

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.