Artigos

OBSERVATÓRIO analisa proposta de mudanças ao CTB e entrega estudo sobre o PL 3267/2019 a autoridades em Brasília

Escrito por Portal ONSV

17 JUL 2019 - 16H05

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária entregou em mãos à Presidência do Senado Federal, Senador Davi Alcolumbre, ao Secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Jamil Megid, ao Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Carlos Pejo, e ao Presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, deputado federal Eli Corrêa Filho, estudo no qual apresenta tabela analítica das mudanças propostas pelo Governo Federal, através do PL 3267/2019, para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O documento elaborado por pesquisadores do OBSERVATÓRIO busca fomentar discussões aprofundadas entre especialistas e gestores do trânsito, antes da definição dos rumos a serem tomados. O estudo apresenta pontos do projeto de lei dos quais o OBSERVATÓRIO diverge, já que apontam para grave risco à segurança no trânsito, além de indicar pontos que necessitam de estudos mais sólidos e outros que são positivos.

Para tornar a análise clara e acessível, o estudo é apresentado em formato de tabela, com a seguinte legenda:

  1. APOIAMOS - Trata-se de propostas cujos estudos e dados a elas relacionados apontam para a sua efetividade;
  2. ALERTAMOS - Nesta categoria foram incluídas as propostas sobre as quais não há estudos ou dados oficiais suficientemente sólidos e confiáveis para atestar sua eficácia, portanto demandam especial atenção e análise baseada em pesquisas fundamentadas; e
  3. DIVERGIMOS - Propostas apresentadas sem fundamentação do ponto de vista da segurança viária e cujos estudos e dados a elas associados apontam para riscos, sendo indefensáveis.

O documento original está disponível para consulta no link:

CLIQUE AQUI

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.