OBSERVATÓRIO avalia o impacto das mudanças nas leis de trânsito pretendidas pelo Governo Federal em entrevista para a rádio TCE-RS
Em entrevista para a web rádio do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, o gerente técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Renato Campestrini, comentou sobre as mudanças nas leis de trânsito propostas pelo Governo Federal, além dos possíveis impactos para o trânsito e a sociedade.
“O trânsito brasileiro é um daqueles que mais matam no mundo. Hoje nós temos um sistema bem elaborado de fiscalização. O objetivo não é que o condutor acumule pontos, mas sim, que ele permaneça, a maior parte do tempo, com o prontuário zerado. Sem nenhum tipo de infração de trânsito”, comenta Campestrini.
E acrescenta: “quando a gente dobra a pontuação, a gente está sendo mais permissivo com condutas que podem resultar claramente em acidentes. Nessa ótica é muito ruim para a segurança viária”.
Questionado sobre como as mortes de trânsito afetam os serviços de saúde, Campestrini explica: “70% dos leitos hospitalares do país chegam a estar ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. Os últimos dados do Datasus apontam um número maior do que muita população de cidades brasileiras”, explica.
Ouça a entrevista completa em: http://radio.tce.rs.gov.br/2019/07/29/medidas-do-governo-podem-agravar-mortes-por-acidente-de-transito/

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.