O novo padrão adotado pela pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo nas novas ciclovias e ciclofaixas implantadas ou naquelas que tiveram que ser refeitas após o recapeamento da via foi comentado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em matéria publicada pelo jornal Metro.
De acordo com o gerente técnico do Observatório, Renato Campestrini, a legislação prevê os dois modelos: tanto pintar apenas o bordo da via como o leito. “Na questão de segurança, não vai influenciar”. Para ele, mais importante do que a pintura é o tachão, que indica ao motorista que ele não pode invadir o trecho reservado para a bicicleta.
No entanto, Campestrini destaca que, para questão de manutenção, fica melhor se a ciclofaixa não estiver toda com a pintura. Nesse ponto, o estudante Gabriel Salem, 18 anos, concorda. “Acho melhor assim porque a prefeitura economiza tinta e dinheiro, podendo gastar com outras coisas”.
Como ciclista que usa bicicleta para seus deslocamentos, o gerente diz que, particularmente, vê uma vantagem no novo modelo: a aderência do pneu da bike à pista. “Por mais que tenha a tinta tenha abrasividade para não escorregar, ela não dá uma aderência tão boa, especialmente nas frenagens, como o pavimento normal”, avaliou.
Leia a matéria: https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/09/11/novo-padrao-torna-ciclovia-mais-discreta-em-sa-paulo.html
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.