A iniciativa do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária de recorrer ao Ministério Público para sugerir a redução de velocidade na rodovia SP-75 (Rodovia Santos Dumont) no trecho que corta a cidade de Indaiatuba, foi tema de reportagem exibida pela EPTV, afiliada da TV Globo em Campinas.
A reportagem completa pode ser vista clicando aqui.
Dados do InfoSiga, banco de dados de acidentes fatais do Estado de São Paulo, apontam que no período de agosto de 2016, início dos registros, até abril de 2018, vinte pessoas perderam a vida em acidentes no trecho de Indaiatuba. As estatísticas do Seguro DPVAT a cada pessoa morta no trânsito, aproximadamente outras 10 pessoas ficam sequeladas permanentemente, tornando-se um grande custo para o município, que terá de arcar por anos com a reabilitação dos mesmos.
“Infelizmente, com mais pessoas a transitar, os números de acidentes passaram a aumentar, sendo em alguns casos fatais, ou mesmo com lesões graves ou permanentes nas vítimas. Notadamente no trecho localizado no município de Indaiatuba, é frequente o relato na imprensa de acidentes, seja ele com condutores/passageiros de automóveis, caminhões ou motocicletas, semanalmente um acidente é noticiado. Uma simples pesquisa na internet ratifica essa afirmação”, explica José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Já é história antiga
O OBSERVATÓRIO já havia enviado ofícios dirigidos à ARTESP em 03/03/2017 e 24/01/2018, com cópia para Concessionária Colinas e Prefeitura de Indaiatuba, sugerindo os estudos e a redução da velocidade máxima permitida para o trecho localizado no município de Indaiatuba, dos atual 110 km/h para o limite que estudos apontarem como mais adequado para a segurança. Não houve resposta, apenas a alegação pela imprensa de que a concessionária de rodovias tem adotado as medidas cabíveis para reduzir os riscos, assim como a Prefeitura também verbalmente recebeu a mesma informação, a qual representa que os limites atuais serão mantidos.
Para o OBSERVATÓRIO, é necessário ressaltar que a redução da velocidade em trecho de rodovias que cortam o perímetro urbano já ocorre no trecho localizado no perímetro urbano da cidade de Campinas, em que o limite de velocidade máxima permitida é reduzido para 80 km/h, sendo um importante aliado na redução de acidentes e gravidade das lesões em decorrência destes, e ainda assim equipamentos medidores de velocidade do tipo fixo foram implantados na via, para incentivar ainda mais o respeito ao limite regulamentado por parte do condutor.
Qual vida vale mais?
“A grosso modo, quando a concessionária utiliza parâmetros de velocidade diferentes para situações análogas, é como se a vida de um morador de Campinas tivesse um valor superior ao do morador de Indaiatuba !”, assevera Ramalho.
“Temos certo que o pleito também é de interesse da Administração Municipal, pois já demonstrou isso, e seria ela uma das principais beneficiadas com a adoção da medida, haja vista que vidas serão preservadas, resultando em menos pessoas internadas nos hospitais e centros de reabilitação”, reforça o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
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