Artigos

Pokémon GO e a Segurança Viária

Escrito por Portal ONSV

19 JUL 2016 - 11H14

Em um mundo conectado, em que algumas pessoas passam maior parte do tempo com os olhos voltados para a tela do smartphone ou do tablet, não é novidade que desenvolvedores aproveitem a oportunidade e criem aplicativos para chamar a atenção desse público.

A novidade do momento, denominada Pokémon GO, em que através da tecnologia da realidade aumentada, utilizando-se do GPS e câmera do aparelho celular, o jogador parte em busca de Pokémon, está a despertar paixão nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, e já mobilizou personalidades do Brasil para que ela chegue antes das Olimpíadas.

Para encontrar Pokémon, o jogador utiliza locais reais como ruas, estabelecimentos comerciais e até cemitérios, não há limites para os chamados pokéspot, ou locais com itens para o jogo.

Os desenvolvedores do aplicativo já colocaram o Brasil entre aqueles que devem receber a novidade, já que ela ainda não ocorreu em razão do sucesso acima do esperado que ocorreu em outros países.

Nesse sentido, antes que a nova febre chegue ao país, é preciso ficar atento, pois será um novo item a chamar a atenção das pessoas para o celular, meio que reconhecidamente tira a atenção das pessoas em relação àquilo que acontece a sua volta, e quando o condutor tecla e conduz, potencializa o risco de acidente em vinte e três vezes.

Atualmente no país, conforme dados do portal iris do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) ONSV mais de oito mil pedestres perdem a vida no trânsito. É possível afirmar que em vários casos o uso do celular pelo pedestre teve influência no resultado morte.

Quando um novo aplicativo se baseia na procura de itens com a câmera do celular em vias públicas, por exemplo, é preciso que a sociedade adote comportamentos seguros para evitar que essa diversão não venha a resultar em lágrimas posteriormente.

Prestar atenção ao movimento dos veículos antes de atravessar as vias, observar as condições dos passeios e calçadas em que caminha, são essenciais para a segurança. Já o condutor, em momento algum deve utilizar o celular e seus aplicativos enquanto dirige.

Portanto, caso tenha interesse, participe da brincadeira, interaja, mas opte por utilizar o aplicativo em locais seguros como parques, estabelecimentos fechados, em momento algum descuide da sua segurança, dos seus amigos e familiares, lembre-se, o único lugar onde a vida pode ser desperdiçada é no jogo.

Renato Campestrini é responsável pela área de Desenvolvimento e Pesquisa do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária)

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.