Programa Auto Esporte fala sobre teste do bafômetro e os riscos de beber e dirigir
Em matéria exibida pelo programa AutoEsporte, da TV Globo, no domingo, dia 14 de abril, a repórter Cris Amaral comenta sobre as vantagens do novo bafômetro e como ele pode agilizar a fiscalização na blitz da Lei Seca.
Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, “Às vezes você bebe e fala, ‘poxa já se passaram duas horas, eu acho que dá para mim dirigir’. Isso varia de pessoa para pessoa, de organismo para organismo e de dia para dia. Tem dia que você está bem e tem dia que você não está bem”.
Para o agente da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Brito, “É uma tecnologia que permite aumentar consideravelmente a quantidade de fiscalização e com maior assertividade”.
Além da praticidade e maior grau de acertos, o custo do uso do equipamento para o Estado é menor. O aparelho já está em uso em sete estados do país. Os dados apontam para queda no número de flagrantes. Em 2017 foi um flagrante para 57 testes, já em 2018 foram 47 testes e 1 flagrante.
Vale lembrar, segundo o policial, que as regras e punição são severas para quem for pego na blitz. “Quando a medição é superior a 0,34 mg/l. ele vai responder como crime. Quando se envolve em acidente a penalização é muito maior, se for o caso de uma lesão corporal (prisão) de 2 a 5 anos e caso de vítima fatal (prisão) de 5 a 8 anos.
Ramalho também comenta sobre um tipo de bafômetro descartável que chegará no Brasil em breve, e pode tirar as dúvidas dos motoristas.
Assista a matéria em: https://globoplay.globo.com/v/7539753/programa/

DIA MUNDIAL DO SONO 17 DE MARÇO
Medicina do Sono tem por objeto de estudo um estado fisiológico do organismo humano que ocorre com periodicidade – ritmo circadiano – a cada 24h. Nesse período, nosso organismo tem um funcionamento muito ativo, essencial para a saúde, porém diferente do momento de consciência.

MULHERES SEGURAS NO TRÂNSITO
Mulheres seguras no trânsito. Uma conversa sobre como as mulheres podem ajudar a fortalecer a cultura da segurança viária para toda sociedade.

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.