Artigos

Programa Auto Esporte fala sobre teste do bafômetro e os riscos de beber e dirigir

Escrito por Portal ONSV

15 ABR 2019 - 16H57

Em matéria exibida pelo programa AutoEsporte, da TV Globo, no domingo, dia 14 de abril, a repórter Cris Amaral comenta sobre as vantagens do novo bafômetro e como ele pode agilizar a fiscalização na blitz da Lei Seca.

Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, “Às vezes você bebe e fala, ‘poxa já se passaram duas horas, eu acho que dá para mim dirigir’. Isso varia de pessoa para pessoa, de organismo para organismo e de dia para dia. Tem dia que você está bem e tem dia que você não está bem”.

Para o agente da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Brito, “É uma tecnologia que permite aumentar consideravelmente a quantidade de fiscalização e com maior assertividade”.

Além da praticidade e maior grau de acertos, o custo do uso do equipamento para o Estado é menor. O aparelho já está em uso em sete estados do país. Os dados apontam para queda no número de flagrantes. Em 2017 foi um flagrante para 57 testes, já em 2018 foram 47 testes e 1 flagrante.

Vale lembrar, segundo o policial, que as regras e punição são severas para quem for pego na blitz. “Quando a medição é superior a 0,34 mg/l. ele vai responder como crime. Quando se envolve em acidente a penalização é muito maior, se for o caso de uma lesão corporal (prisão) de 2 a 5 anos e caso de vítima fatal (prisão) de 5 a 8 anos.

Ramalho também comenta sobre um tipo de bafômetro descartável que chegará no Brasil em breve, e pode tirar as dúvidas dos motoristas.

Assista a matéria em: https://globoplay.globo.com/v/7539753/programa/

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.