Artigos

Questão de saúde pública, violência no trânsito afeta diretamente o SUS

Escrito por Portal ONSV

02 JUL 2019 - 09H52

Por ano, morrem cerca de 40 mil pessoas vítimas da violência do trânsito no Brasil e, para cada morte, sete vítimas seguem na UTI. Segundo dados do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), o custo anual no sistema público de internações, provenientes dessas falhas no trânsito chegam a R$ 52 bilhões.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), os riscos do trânsito são três vezes maiores em países de baixa renda, como explica a matéria do blog do CEE-Fiocruz, no site do jornal “GGN”.

Para Ednilsa Ramos, do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Careli (Claves/Ensp/Fiocruz),“No Brasil, acidente de trânsito e homicídio constituem mais de 50% das mortes por causas externas”, ela frisa que, “São quase 40 mil pessoas mortas devido ao trânsito. É preciso estarmos conscientizados em relação a isso. A prevenção por meio das leis é muito importante e entender e valorizar essas medidas é essencial para proteção da vida”.

Leia a matéria em: https://jornalggn.com.br/analise/acidentes-de-transito-afetam-diretamente-o-sus/

Brasilia_segunda_capital_com_mais_infracoes_15_anos_lei_seca
Observadores Certificados

BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA

Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.

Campanha_transito_ideal_todos_episodios_disponiveis
Matérias

CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS

A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto