Reportagem do Jornal O Globo mostra os números da guerra no trânsito
O Jornal O Globo de 30 de julho publicou reportagem que traça um panorama das mortes por acidentes de trânsito no país. De acordo com os números levantados pelos jornalistas Marlen Couto e Marcelo Remigio, há uma morte a cada 15 minutos, uma verdadeira guerra no trânsito! Em 20 anos desde o início do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os números dos acidentes de trânsito têm oscilado entre 30 e 40 mil ao ano, o que reflete em custos em diversas áreas sociais.
De 1998 até 2017 foram computadas 734.938 mortes no trânsito, o dobro de mortes por câncer de pulmão e maior que o número de vítimas fatais por armas de fogo, apurou a reportagem.
Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que foi ouvido pelo jornal, não é tirando radares que se resolve os problemas do trânsito, mas sim, aumentando a fiscalização. “O essencial está no comportamento do motorista. O trânsito nunca foi tratado como tema de governo e está sendo politizado”, diz Ramalho.
[pdf-embedder url="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2019/07/Infoglobo-pag-14-1.pdf" title="Infoglobo - pag 14"][pdf-embedder url="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2019/07/Infoglobo-pag-15.pdf" title="Infoglobo - pag 15"][pdf-embedder url="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2019/07/Infoglobo-capa-30.6.pdf" title="Infoglobo capa - 30.6"]

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.