Artigos

Respeito e Responsabilidade: Pratique no trânsito

Escrito por Portal ONSV

22 ABR 2021 - 17H57

Bárbara Vita

Edira Pólido do Carmo Soares

Eixo III do Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano

 

Este é o tema definido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) para o Movimento Maio Amarelo neste ano de 2021.

Ao analisar as disposições preliminares de nosso CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em seu artigo 1º, parágrafo segundo, é possível observar que  “O trânsito em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar este direito”,  mas também convidamos a refletir sobre a educação para o trânsito, que em seus artigos 74 e 76 também é priorizada como direito do cidadão em todos os níveis de ensino.

Na atualidade, torna-se importante analisar o CTB fazendo esta correlação com o comportamento do cidadão, levando em consideração a importância da compreensão do conceito de trânsito, pois é justo essa compreensão que vai se tornar a base do comportamento do cidadão nas vias públicas. Entender estas interfaces nos levam a refletir como são complexos os fundamentos para mudanças comportamentais e o quanto deveríamos investir na educação para um trânsito seguro.

Leia o artigo completo em: https://bit.ly/3xjuNNe

[vc_separator type="small" position="center"]

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="27027" img_size="full" qode_css_animation=""][vc_separator type="transparent"][/vc_column][vc_column width="1/2"]

Bárbara Vita - Observadora Certificada desde 2019, reside em Recife (PE), instagram: @barbara.vitabarbosa

Empreendedora Social. Especialista em Psicologia do trânsito, Msc em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável UPE e Pesquisadora Catalisa ICT.

[vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="27028" img_size="full" qode_css_animation=""][vc_separator type="transparent"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]

Edira Soares - Observadora Certificada desde 2020, reside em Arapiraca (AL), instagram: @edirasoares

Analista de Trânsito do Detran de Alagoas, professora universitária, especialista em gestão pública pela Ucam/RJ, mestre em engenharia de produção pela UFPE, atua na gestão de projetos de educação para o trânsito desde 2013.

[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.