Artigos

São José dos Campos (SP) segue repleta de atividades no Maio Amarelo

Escrito por Portal ONSV

18 MAI 2018 - 14H31

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text]

O mês de maio chega a sua 3ª semana e São José dos Campos (SP) encontrou várias formas de motivar a população para refletir e fazer parte de um trânsito mais seguro. Prédios públicos como o da antiga Câmara Municipal, hoje Espaço Mário Covas (um centro cultural da cidade), o Paço Municipal e o atual prédio da Câmara Municipal receberam iluminação amarela.

O município também realiza no domingo (20 de maio) a caminhada #NósSomosOTrânsito para mobilizar os cidadãos joseenses em prol da segurança no trânsito. O evento está marcado para as 8h, com saída do Parque Santos Dumont. Além das tradicionais palestras em escolas, universidades, empresas e das blitze para motociclistas e Lei Seca, a

De bicicleta, moto, ônibus, carro ou a pé, para trabalhar, estudar ou lazer, da infância até terceira idade, independente do modal, motivo ou idade, o trânsito é a principal forma das pessoas se relacionarem e fazerem uso da cidade. É no sentido de promover uma convivência harmoniosa e tranquila que a caminhada do Maio Amarelo vai propor uma reflexão sobre a responsabilidade de cada um na segurança do trânsito da cidade.

A concentração será no estacionamento do parque, onde será feita a preparação para o percurso com alongamento e aquecimento. Uma equipe da Prefeitura de São José dos Campos, juntamente com o grupo de teatro Cia do Farol cuidará da animação do público.

O trajeto escolhido para o evento é curto e adequado para famílias e pessoas de todas as idades, saindo do Parque Santos Dumont pela Avenida Adhemar de Barros, seguindo pela Rua Major Vaz, Avenida Nove de Julho e Rua Paulo Becker até chegar novamente a Adhemar de Barros.

Quem  participar da caminhada também vai ter a oportunidade de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. As primeiras 150 pessoas que chegarem ao Parque para o evento poderão trocar um quilo de alimento não perecível por uma camiseta do Maio Amarelo. Toda a arrecadação será direcionada ao Fundo Social de Solidariedade.

Ações 

A programação do Maio Amarelo em São José dos Campos já realizou 40 ações, onde foram abordadas quase 5.000 pessoas.

Até o fim o mês serão 80 ações voltadas a todos os públicos idosos, crianças, condutores, pedestres e motociclistas.

Campanha

Além das atividades in loco promovidas pela Prefeitura, a campanha do Maio Amarelo também vai contar com postagens nas mídias sociais oficiais, frases educativas nos painéis localizados no Anel Viário e avenida Jorge Zarur, além da tradicional iluminação amarela instalada em prédios públicos como o Paço e a Câmara Municipal.

Maio Amarelo

As atividades do movimento Maio Amarelo trazem o tema #NósSomosOTrânsito, instituído pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para as ações de conscientização realizadas no país durante o ano de 2018.

Por meio da ação global, que atualmente conta com a participação de mais de 30 países, o movimento busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índice de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança no trânsito.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="18749,18750,18751" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.