Sopa de letras e a segurança do motociclista
Publicada em 2014, a Resolução número 509 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN - apresentou uma importante inovação para contribuir com a segurança dos motociclistas; a obrigação, a partir de 2016, da adoção dos sistemas ABS ou CBS para motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos.
O Anti-lock Braking System – ABS - ou antitravamento do freio e o Combined Braking System – CBS -acionamento combinado do sistema de freios (uma sopa de letras), auxiliam os condutores de motocicletas em uma das maiores deficiências constatadas nas vias: frear corretamente o veículo em situações de risco.
Durante o processo de formação do condutor de motocicleta, a utilização do freio fica restrita ao sistema traseiro, o qual acionado unicamente em situação de emergência pode levar a uma queda ou a percorrer longas distâncias antes de parar.
Aqueles que já tiveram a oportunidade de conduzir uma motocicleta com os sistemas ABS ou CBS sabem o quanto são importantes para uma condução segura.
Com a obrigação dos dispositivos para motocicletas novas a partir de 2016 (10% das produzidas ou importadas), a tecnologia passará a trabalhar a favor da segurança, pois o ABS evita o travamento das rodas mantendo a dirigibilidade e o CBS acionando apenas o freio traseiro também aplica 25% da força no dianteiro reduzindo distâncias de frenagem.
Sem dúvida, a medida é um avanço; entretanto, não será apenas ela que irá contribuir para uma significativa redução dos acidentes com motocicletas, a mudança de postura do motociclista continuará sendo essencial, assim como é necessário um novo processo de formação para o motociclista.
Apesar das inúmeras reportagens que mostram os riscos de conduzir acima do limite estabelecido, alternando as faixas entre os veículos, essas condutas são frequentes em nossas vias, tal qual o hábito de transitar com capacetes de segurança soltos, em tamanho inadequado.
Outro ponto que merece atenção do motociclista é deixar a manutenção em segundo plano, a efetuando somente para corrigir defeitos e não para preveni-los.
Mudanças dessa natureza é que irão surtir o efeito esperado na redução de mortos e feridos; e elas devem partir de cada um.
O importante é que o primeiro passo foi dado com vistas a preservar vidas, agora é aguardar que outras boas notícias surjam no horizonte.
Renato Campestrini é gerente-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
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