Artigos

Tristeza recorrente

Escrito por Portal ONSV

30 NOV 2017 - 10H22

Mais uma semana marcada pelo registro de grave acidente que ceifa vidas e causa comoção na sociedade.

O fato novamente acontece: um veículo avança um cruzamento, o condutor supostamente a conduzir embriagado choca seu veículo com outro e temos mais uma família a chorar a dor da perda de entes queridos.

Infelizmente esse é apenas um dos inúmeros relatos de acidentes fatais no país. Em Santa Catarina, um dos principais jornais do Estado aponta que no final de semana oito mortes foram registradas em rodovias. Sete das oito vítimas fatais tinham menos de 25 anos.

Ao longo dos anos o Brasil tem se acostumado com acidentes de trânsito, tem visto isso como algo normal, uma consequência dos desígnios divinos, quando em muitos dos casos os acidentes e suas mortes e feridos graves poderiam ser evitados.

Seria ideal que nossa sociedade, da mesma forma que se mostra indignada com as ações de fiscalização que resultam na tal “indústria da multa”, a qual comprovadamente não existe, assim ficasse com os acidentes que ocorrem a todo o momento, e que a cada quinze minutos mata uma pessoa e a cada minuto deixa uma pessoa permanentemente sequelada.

Os números de mortos e feridos no nosso trânsito são excessivos, superiores a muitas guerras e apesar disso alguns governos, empresas e sociedade ainda não se deram conta da importância de reverter esse quadro para a preservação da vida e também para redução de despesas e melhoria da saúde pública.

A insistência com que tratamos desse assunto, de apresentar os dados é necessária para que possamos um dia minimizar os riscos e quem sabe mudar a cultura, o comportamento de nossa sociedade que fica consternada com eventos pontuais que ceifam vidas, mas que no dia a dia, não se importa em conduzir e manusear o celular, exceder os limites de velocidade, avançar o sinal vermelho.

Para o bem de todos, é preciso consciência de cada um, afinal de contas, no trânsito todos podemos nos tornar vítimas a qualquer momento. As 38.651 vítimas fatais de 2015 ratificam tal argumento.

Renato Campestrini | NOV/2017.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.