Matérias

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS PELO OBSERVATÓRIO PROMOVEM A CULTURA DA SEGURANÇA VIÁRIA EM RIBEIRÃO PRETO/SP

Ribeirão Preto/SP desenvolve diversas ações de conscientização para o trânsito seguro com a implantação dos Programas: Educa – sendo premiada este ano com o prêmio Senatran 2023 -, Laço Amarelo e o curso Transformando Cidades

Escrito por Portal ONSV

22 NOV 2023 - 09H42

O Projeto Educação para o Trânsito desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Waldemar Roberto, em parceria com o Programa Educa, promovido em sinergia entre a RP MOBI – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto – e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, emergiu como um caminho para mobilizar estudantes, familiares e comunidade escolar e foi a grande vencedora da Categoria X, destinada a escolas municipais, com o trabalho de educação para o trânsito, do prêmio Senatran 2023.

A implementação do programa Educa como projeto-piloto na escola é uma das parcerias desenvolvidas entre a cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, por meio da RP Mobi e o OBSERVATÓRIO. O município também integra desde 2022, o programa Município Laço Amarelo, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO com a finalidade de desenvolver iniciativas que promovam a educação para o trânsito e conscientizem a população para as questões da segurança viária e mobilidade urbana.

Na opinião do diretor superintendente da RP Mobi, o engenheiro Marcelo Galli, a inserção do município ao programa Laço Amarelo também tem contribuído no trabalho para alcançar o objetivo de instalar a cultura da segurança viária no município. “Resultados positivos como essa premiação à Emef Doutor Waldemar Roberto nos motiva ainda mais a lutar por ações em prol de um trânsito cada vez mais seguro. O envolvimento de toda a população nesta causa deve ser contínua, principalmente para salvar vidas.”

Recentemente, a RP Mobi também investiu na capacitação de seus servidores com o curso Transformando Cidades: implementando o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO com foco na Gestão Pública do Trânsito e do Transporte, a Segurança Viária e a Mobilidade Urbana.

Com esses três programas desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO e implementados na cidade, aumentam as iniciativas que visam fortalecer a sensibilização para a importância da adoção de comportamentos seguros no trânsito, com a promoção de diversas ações entre todos os integrantes e faixas etárias da cidade.

Iniciando a partir do Ensino Fundamental com a implementação do programa Educa, passando pelos materiais disponibilizados pelo programa Município Laço Amarelo, com campanhas e materiais mensais para a promoção da educação e conscientização para o trânsito seguro de toda a cidade, dando sequência às ações do Movimento Maio Amarelo durante todos os meses do ano e, para abordar questões técnicas e de gestão pública, com o curso Transformando Cidades.

Esse curso, tem como objetivo a formação de servidores municipais, colaboradores de empresas, transportadoras de pessoas e cargas, de concessionárias de rodovias e demais interessados. Por meio de atividades metodologicamente sistematizadas e orientadas, para que possam atuar na gestão pública do trânsito e do transporte, da segurança viária e da mobilidade urbana de forma proativa e inovadora para garantir a segurança viária e redução do número de sinistros de trânsito que resultam em perdas de vidas e desastres ambientais.

Clique abaixo e conheça alguns dos programas e cursos do OBSERVATÓRIO:

Programa OBSERVATÓRIO Educa

Programa Laço Amarelo

Curso Transformando Cidades

Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto/Divulgação.

visita_da_prefeitura_de_Louveira
Matérias

Representantes da Prefeitura de Louveira/SP visitam o Observatório

Representantes da Prefeitura de Louveira/SP, da Câmara do município e da Assembleia Legislativa de São Paulo, estiveram nesta quarta-feira (21), na sede do Observatório Nacional de Segurança Viária, que fica no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) de São José dos Campos/SP. O encontro teve o objetivo de estreitar ainda mais a relação com o município, principalmente, por meio do Programa Laço Amarelo.

Mortes_no_transito_em_jundiai_reduzem_em_50_por_cento (1)
Matérias

MORTES NO TRÂNSITO EM JUNDIAÍ/SP REDUZEM EM 50%

O caderno Mobilidade Estadão, do jornal Estado de S.Paulo, destacou na última sexta-feira (05), que em 2023, as mortes decorrentes de sinistros de trânsito foram reduzidas em 50% nas vias municipais de Jundiaí, interior do estado de São Paulo, de acordo com dados do Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo). Enquanto em 2022 foram registradas 32 mortes, no ano passado foram contabilizados 16 registros fatais.

Balanco_de_atividades_programa_educa_2023
Educação

BALANÇO DE ATIVIDADES DO PROGRAMA EDUCA 2023

O encerramento das atividades do ano letivo de 2023 do Programa OBSERVATÓRIO Educa foi realizado com uma reunião geral que contou com a participação de todos os municípios que fazem parte do programa Educa, no dia 07 de dezembro. Na ocasião, foram divulgados os resultados conquistados pelo programa, como a vitória pelo terceiro ano consecutivo do prêmio Senatran, além da entrega do Selo Destaques 2023, a 22 municípios participantes do Educa, pelas ações realizadas durante o ano letivo.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.