Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

“Missão de estimular a cultura prevencionista em nosso município tem sido desafiadora e ao mesmo tempo satisfatória”

Escrito por Portal ONSV

27 NOV 2023 - 11H38 (Atualizada em 05 DEZ 2023 - 10H49)

Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.

Com o aprimoramento técnico desses profissionais, o OBSERVATÓRIO os estimula para que contribuam cada vez mais, para um trânsito mais seguro para a sociedade. Com base nesses fatores, o programa visa também a evolução das políticas de segurança no trânsito, além de auxiliar ao Observador Certificado progredir em sua carreira profissional.

Ribeirão Preto se destacou recentemente com o Projeto Educação para o Trânsito desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Waldemar Roberto, em parceria com o Programa Educa, promovido entre a RP MOBI – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto – e o OBSERVATÓRIO, como um caminho para mobilizar estudantes, familiares e comunidade escolar e foi a grande vencedora da Categoria X do prêmio Senatran 2023, destinada a escolas municipais, com o trabalho de educação para o trânsito.

A cidade ainda desenvolve outras parcerias com o OBSERVATÓRIO, como a participação no curso “Transformando Cidades: implementando o Pnatrans” e a adesão ao programa Município Laço Amarelo. Todos esses programas têm como propósito a conscientização para o trânsito seguro e a redução de lesões e mortes em decorrência de sinistros de trânsito. Ribeirão Preto, também conta com o Observador Certificado e diretor de Trânsito da RP Mobi, Delcides Araújo, que ressalta que a importância dessa “missão de estimular a cultura prevencionista em nosso município tem sido desafiadora e ao mesmo tempo satisfatória.”

Delcides Araújo complementa, “Principalmente, quando analisamos os índices de sinistralidade que apontam reduções significativas. Como Observador, buscamos compartilhar sempre que possíveis alertas necessários com o intuito de garantir a segurança viária para cada usuário do trânsito. Nesta nossa jornada como Observador Certificado, tivemos diversas oportunidade de difundir a conscientização nas redes sociais e nos veículos locais de comunicação.”

Conheça o programa Observador Certificado

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Observadores Certificados

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.