Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.
Com o aprimoramento técnico desses profissionais, o OBSERVATÓRIO os estimula para que contribuam cada vez mais, para um trânsito mais seguro para a sociedade. Com base nesses fatores, o programa visa também a evolução das políticas de segurança no trânsito, além de auxiliar ao Observador Certificado progredir em sua carreira profissional.
Ribeirão Preto se destacou recentemente com o Projeto Educação para o Trânsito desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Waldemar Roberto, em parceria com o Programa Educa, promovido entre a RP MOBI – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto – e o OBSERVATÓRIO, como um caminho para mobilizar estudantes, familiares e comunidade escolar e foi a grande vencedora da Categoria X do prêmio Senatran 2023, destinada a escolas municipais, com o trabalho de educação para o trânsito.
A cidade ainda desenvolve outras parcerias com o OBSERVATÓRIO, como a participação no curso “Transformando Cidades: implementando o Pnatrans” e a adesão ao programa Município Laço Amarelo. Todos esses programas têm como propósito a conscientização para o trânsito seguro e a redução de lesões e mortes em decorrência de sinistros de trânsito. Ribeirão Preto, também conta com o Observador Certificado e diretor de Trânsito da RP Mobi, Delcides Araújo, que ressalta que a importância dessa “missão de estimular a cultura prevencionista em nosso município tem sido desafiadora e ao mesmo tempo satisfatória.”
Delcides Araújo complementa, “Principalmente, quando analisamos os índices de sinistralidade que apontam reduções significativas. Como Observador, buscamos compartilhar sempre que possíveis alertas necessários com o intuito de garantir a segurança viária para cada usuário do trânsito. Nesta nossa jornada como Observador Certificado, tivemos diversas oportunidade de difundir a conscientização nas redes sociais e nos veículos locais de comunicação.”
Observadora Certificada fala ao jornal DF1, da Globo Brasília
Na última terça-feira, 12, o jornal DF1, da Globo Brasilía, trouxe uma reportagem sobre o alto fluxo de carros e o aumento de congestionamentos, em Águas Claras, no Distrito Federal. A Observadora Certificada Adriana Modesto, foi chamada para falar sobre o assunto.
Observatório participa do 38º Congresso da ANPET
O evento foi organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi realizado em Florianópolis, capital catarinense. Durante o evento aconteceram uma série de palestras e debates em temas relevantes da engenharia de transportes, entre eles a segurança viária. Houve também a realização de sessões técnicas para a apresentação de artigos científicos e comunicações técnicas, dentre as quais cinco foram da área de segurança viária.
Vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, visita a sede do Observatório
Na tarde da última quinta-feira (07), o vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, visitou a sede do Observatório, no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos/SP.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: