Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.
Com o aprimoramento técnico desses profissionais, o OBSERVATÓRIO os estimula para que contribuam cada vez mais, para um trânsito mais seguro para a sociedade. Com base nesses fatores, o programa visa também a evolução das políticas de segurança no trânsito, além de auxiliar ao Observador Certificado progredir em sua carreira profissional.
Ribeirão Preto se destacou recentemente com o Projeto Educação para o Trânsito desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Waldemar Roberto, em parceria com o Programa Educa, promovido entre a RP MOBI – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto – e o OBSERVATÓRIO, como um caminho para mobilizar estudantes, familiares e comunidade escolar e foi a grande vencedora da Categoria X do prêmio Senatran 2023, destinada a escolas municipais, com o trabalho de educação para o trânsito.
A cidade ainda desenvolve outras parcerias com o OBSERVATÓRIO, como a participação no curso “Transformando Cidades: implementando o Pnatrans” e a adesão ao programa Município Laço Amarelo. Todos esses programas têm como propósito a conscientização para o trânsito seguro e a redução de lesões e mortes em decorrência de sinistros de trânsito. Ribeirão Preto, também conta com o Observador Certificado e diretor de Trânsito da RP Mobi, Delcides Araújo, que ressalta que a importância dessa “missão de estimular a cultura prevencionista em nosso município tem sido desafiadora e ao mesmo tempo satisfatória.”
Delcides Araújo complementa, “Principalmente, quando analisamos os índices de sinistralidade que apontam reduções significativas. Como Observador, buscamos compartilhar sempre que possíveis alertas necessários com o intuito de garantir a segurança viária para cada usuário do trânsito. Nesta nossa jornada como Observador Certificado, tivemos diversas oportunidade de difundir a conscientização nas redes sociais e nos veículos locais de comunicação.”
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.