Artigos

Comunicar com inovação para ser eficiente

Escrito por Portal ONSV

09 DEZ 2021 - 00H12

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][vc_separator type="transparent" up="7" down="38"][vc_column_text]

Marina de Oliveira

dezembro/2021

A mobilidade humana está na ordem do dia e parece ser emblemática dos novos tempos. Deixou de ser assunto para urbanistas ou pensadores e hoje é uma necessidade dos cidadãos e pode se transformar em um fundamento para as cidades inteligentes, nas quais o convívio, o trânsito e o deslocamento sejam simples e confortáveis. Para enfrentar esse desafio, a comunicação exerce um papel essencial.

Muitas empresas ainda desenvolvem sua comunicação no padrão analógico, sem considerar as novas tecnologias e como elas podem alcançar o público de maneira mais ampla e efetiva. O tempo passa e, com ele, a relação entre consumidores e empresas se transforma. Situações e desafios específicos exigem diferentes formas de se comunicar, por isso é extremamente importante analisar a melhor estratégia de canais e mensagens. Além de a comunicação ser o fator mais grave da mobilidade, trata-se de um aspecto não visível.

Vivemos uma era de comunicação fragmentada e sobrecarga informacional. Ninguém mais consegue forçar um indivíduo a notar algo que não seja pertinente para ele. A atenção das pessoas se tornou o principal e mais valioso ativo de marketing das empresas. Nesse contexto, um dos modos mais eficientes de causar engajamento é por meio do alinhamento de valores concretos, embutindo produtos e marcas em histórias que transportam um propósito: como elas querem contribuir para um mundo melhor.

Quando abordamos temas relevantes do nosso cotidiano, como trânsito e mobilidade, temos que nos comunicar de forma inovadora com diferentes perfis de pessoas, entre os quais as novas gerações que não querem perder tempo em congestionamentos e, por isso, dão menos importância ao fato de ter um automóvel por uma série de motivos: econômicos, ambientais ou por considerarem outras opções para se deslocar. A mudança de comportamento dos jovens diante de um mundo cada vez mais conectado influencia a mobilidade humana nas grandes cidades. A nova geração pensa a vida no trânsito de uma forma diferente.

É necessário empoderar essa juventude para participar ativamente dessa mudança. Como? Por meio de campanhas de conscientização que gerem empatia e, principalmente, a valorização e apropriação do espaço público, a melhoria da autoestima e o aumento da sensação de pertencimento a uma cidade mais justa e sustentável. Enfim, agregar ações que visam estimular a adesão de boas práticas e incentivar a ação de cada indivíduo na missão diária de protagonizar transformações positivas no trânsito.

Há boas oportunidades para comunicação da mobilidade e busca por novas ideias e soluções. O componente humano – o conforto, a segurança e a praticidade no deslocamento – é muito importante e deve estar no centro de qualquer plano para o desenvolvimento da mobilidade, zelando pela simplicidade no deslocamento de um ponto a outro. Devemos sempre nos colocar no lugar do outro. Não podemos nos esquecer de que o trânsito é formado por pessoas com diferentes experiências e emoções que interferem em seu comportamento como motoristas. É preciso humanizar e tolerar mais.

Conhecer sobre o conceito de mobilidade humana é fundamental para que todos atuem diretamente na transformação do cenário preocupante em que vivemos. Devemos encontrar uma nova maneira de sair da zona de conforto e pensar a cidade ‘fora da caixa’. Não podemos, porém, dissociar comunicação, mobilidade, espaço e lugar. A comunicação implica movimento social: é uma forma de ‘mover’ informação de um lugar para outro, produzindo sentido. Afinal, comunicar também é deslocar.

[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_separator type="transparent"][vc_single_image image="28809" img_size="300x307" alignment="center" qode_css_animation=""][vc_separator type="transparent"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_separator type="transparent"][vc_column_text]

Nome: Marina de Oliveira

Cidade: Indaiatuba

Estado: São Paulo

Mini Bio: Membro do Núcleo de Comunicação do OBSERVATÓRIO, especialista em campanhas de educação de trânsito, estrategista em marketing e influência digital. Responsável por uma série de projetos de mitigação de sinistros de trânsito ao longo de duas décadas de atuação no segmento.

.

LinkedIn: in/marinadeoliveira 

Instagram: @amarinadeoliveira_

[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.