Artigos

ENFIM, FÉRIAS ESCOLARES

Escrito por Portal ONSV

14 JUL 2022 - 09H19

Após dois anos de isolamento, muitas famílias irão aproveitar as férias viajando

É um momento de relaxar e aproveitar o descanso em família, além de proporcionar momentos para posteriores memórias afetivas. Mas não podemos relaxar com a manutenção do veículo e cuidados com a segurança de todos.

Quando falamos desta época do ano, não podemos deixar de enfatizar também, sobre a necessidade de comportamentos seguros e a prevenção de risco durante o percurso, que na verdade começam antes de todos entrarem no veículo.

Vale salientar que nesta época do ano, o fluxo de veículos aumenta nas rodovias e que fazer uma prévia pesquisa utilizando apps é uma boa dica para verificar como estarão: o clima, o fluxo, as rotas mais seguras e com menos congestionamento. Além disso, é bem melhor e seguro viajar descansado, durante o dia, alimentar-se de forma saudável e evitar ingerir bebidas alcoólicas mesmo que seja no dia anterior.

Faça a revisão veicular com o seu mecânico de confiança, pelo menos uma semana antes da viagem, caso tenha que trocar alguma peça ou fazer algum reparo que demande tempo. Lembre-se: lugar de crianças com menos de 10 anos e 1,45m de altura é no banco de trás, com o cinto afivelado na cadeirinha correspondente ao tamanho e peso. Os braços dos adultos são fortes, mas não conseguem segurá-los em caso de freada brusca ou batidas. Portanto, não negociem com as crianças, o lugar mais seguro é na cadeirinha.

Podem ser programadas paradas para que todos possam esticar as pernas, tomarem água, irem ao banheiro, sempre priorizando a segurança e o bem-estar de todos. Verifiquem os pneus, inclusive o step, macaco, triângulo de sinalização e extintor de incêndio com a data de validade vigente e os freios. Verifique a parte elétrica, para-brisas, espelhos retrovisores, se a documentação está em dia, se os cintos de segurança estão em condições de uso. Todos utilizando os equipamentos de proteção individual adequados à cada tipo de veículo.

Planeje bem o tempo e não cometa imprudências, ultrapassando em local com pouca visibilidade ou pelo acostamento. Durante a viagem, mantenha sempre o farol aceso para a segurança de todos. Não se esqueça que o bem maior é a sua família! Essa peça não tem reposição nem troca!

Cuidado e prudência, pois o que deve ficar marcado na memória são as boas lembranças desta viagem de férias!

Juntos salvamos vidas!

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.