03 dez 2018 Jornal NSC Total faz reportagem sobre desafios da bicicleta na mobilidade urbana
O Jornal NSC divulgou informações que demonstram o quanto pedalar no Brasil é difícil. De acordo com a reportagem assinada pela jornalista Larissa Neumann, o desafio não está somente no condicionamento e destreza que a bicicleta exige. A complexidade mora no pouco investimento e manutenção de ciclovias. A falta de segurança é outro motivo de desistência para aqueles que, por lazer ou necessidade, escolhem a “magrela” como meio de transporte.
O comprometimento do poder público em dar as mínimas condições para que o ciclismo evolua é ínfimo. Dados do IBGE coletados ano passado são a prova disso. Apenas 14 em cada 100 municípios no país possuem ciclovias. A parcela de cidades que oferecem bicicletários públicos é mais insignificante: cinco em cada 100.
Em território nacional, São Paulo (capital) ainda desponta como referência no incentivo do uso de bicicletas. Calcula-se que os paulistanos têm à disposição 498,3 quilômetros de malha cicloviária, a mais extensa entre as outras 25 capitais e o Distrito Federal. É pouco se comparado aos 35 mil quilômetros de malha viária pavimentada na cidade.
Leia a matéria completa clicando aqui.
BENEDITO LUIS DE FRANÇA
Posted at 12:04h, 03 dezembroPrezado Leonardo Keiji,
Bom dia!
Realmente, temos que avançar no modal CICLOVIÁRIO, pois a MOBILIDADE URBANA, também passa pelo uso de BICICLETAS como meio de transportes que é, por sinal, um modal que favorece a saúde, ao meio ambiente, e a MOBILIDADE URBANA propriamente dita, além de ser um modal muito, mais muito mais econômico.
O incentivo para a construção de CICLOVIAS E CICLOFAIXAS tem que ser total.
10 motivos para o uso da BICICLETA:
1. A obesidade e controle de peso;
2. Previne doenças cardiovasculares;
3. Reduz a possibilidade de câncer;
4. Reduz a possibilidade de diabetes;
5. Auxilia na recuperação de lesões ósseas e atrite;
6. Mente saudável junto com um corpo saudável;
7. Melhoria da função muscular – Tônus muscular;
8. Constrói Estamina;
9. Melhora a coordenação motora;
10. Sem alto investimento.
Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-de-andar-de-bicicleta-para-boa-forma-e-saude/
Saudações de Paz no Trânsito!
ENGº. BENEDITO LUIS DE FRANÇA
Belém/PA
(91) 3250-2620
Projeto Você Feliz
Posted at 17:36h, 20 julhoTemos que pensar na saúde do ser humano e do meio ambiente, portanto nos inspirarmos na cultura de países europeus onde o estilo de vida é adaptado para quem usa bicicletas é fundamental.