Artigos

Setembro Amarelo - O poder da coercitividade imposta ao indivíduo no trânsito: uma visão analógica de durkheim

Escrito por Portal ONSV

04 SET 2020 - 14H58

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][vc_separator type="transparent" up="7" down="38"][vc_column_text]

Abimadabe Vieira*

setembro/2020

O mês de setembro ficou previsto para realização das ações presenciais do mês de maio (Maio Amarelo 2020) – Movimento que tem a proposta de chamar atenção da sociedade para os altos índices de mortes e lesionados no trânsito. Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro prevê a Semana Nacional de Trânsito, a qual é comemorada anualmente nos dias 18 a 25 de setembro, nesse ano de 2020, a ação trará o tema “PERCEBA O RISCO, PROTEJA A VIDA”.

Apesar disso, a pandemia do COVID-19 continua sendo uma ameaça de grande contágio à população. Sendo assim, o trabalho de educação para o trânsito continuará de forma digital em redes sociais até a normalidade.

No Brasil, segundo os dados do Ministério da Saúde em 2019, morreram 30.371 pessoas em decorrência do trânsito brasileiro. Desse modo, o combate a essas tendências e padrões culturais, é imperiosa a necessidade de retificação desses índices através de campanhas impactantes e de grande alcance para todos os brasileiros.

Portanto, é prudente destacar que atitudes perigosas ao volante seguidas através dos fatores de risco como excesso de velocidade, embriaguez ao volante, celular no trânsito e não uso do capacete, são padrões de comportamento errôneos e irresponsáveis, as quais elevam os índices de eventos dolosos ou culposos que impactam negativamente a qualidade de vida da população. Todavia, muitos desses fatores são decorrentes do mal exemplo expostos como vitrines pela atual sociedade, principalmente, familiar.

Através desse contexto persuasivo, pode-se inserir a Coercitividade como um fato social analisado pelo sociólogo Émile Durkheim, a qual afirma que estruturas coletivas exercem um tipo de pressão no indivíduo a fim de moldá-lo para sua própria percepção. Dessa forma, pode-se agregar esse paradigma ao trânsito, pois entende-se que atitudes incorretas influenciam uma sociedade desinformada, gerando mais mortes e lesões nesse cenário. Com isso, configura-se uma postura antiética executada muitas vezes pelo próprio indivíduo tornando-se vítima das suas próprias ações inconsequentes.

Com base no exposto, ações educativas são necessárias para a mudança desse cenário caótico de sinistralidades e óbitos, por meio de campanhas educativas de conscientização como materiais educativos de prevenção abordando os principais fatores que geram acidentes, como também podcast que podem ser divulgados em toda mídia, essa campanha também pode ser contemplada com BUSDOOR, OUTDOOR, folders e cartazes, além da inserção de aulas remotas lúdicas sobre a temática para as escolas das três redes de ensino. Com isso, essa busca incessante por mais segurança no trânsito, será um diferencial para o futuro de uma sociedade informada e consciente sobre o trânsito.

*Abimadabe Vieira é representante estadual do Maio Amarelo na Paraíba;

Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária;

Subgerente da Educação para o Trânsito na SEMOB-Cabedelo/Paraíba.[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.