Artigos

OBSERVATÓRIO participa de inauguração de novo espaço da Viação Águia Branca no Terminal Tietê

Escrito por Portal ONSV

07 JUN 2019 - 12H09

Na manhã de quarta-feira (05/06), o evento de inauguração da sala vip da viação Águia Branca, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, contou com a presença de convidados ilustres, parceiros e colaboradores. Dentre eles, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho.

Com aproximadamente 125 metros quadrados, a sala conta com 80 poltronas com tomadas individuais, mesas de co-working, wi-fi, e todo conforto e comodidade aos seus passageiros. Desde setembro de 2017, a Viação Águia Branca opera no trecho São Paulo x Rio de Janeiro, após aquisição da Expresso Brasileiro.

Foco nas pessoas

O espaço amplo e agradável instalado dentro do terminal paulista dá continuidade às iniciativas da empresa, no sentido de proporcionar bem-estar e qualidade de vida àqueles que se relacionam de alguma forma com a Águia Branca, empresa que tem o selo Laço Amarelo, concedido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária às empresas que trabalham em prol da segurança viária.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurélio Ramalho, disse que a Águia Branca é uma empresa visionária. “Muito antes da Lei Seca ser promulgada, a empresa já se preocupava em submeter os motoristas ao teste do bafômetro. Além disso, as salas utilizadas pelos motoristas nas paradas, garantem condições mais seguras para continuar a viagem. Essas iniciativas merecem ser aplaudidas de pé”, completou.

Para o secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, José Luiz Nakama, a iniciativa da empresa é fantástica, uma vez que a preocupação com a segurança não deve ser apenas do poder público, mas um trabalho de toda a sociedade “Muitas medidas tomadas pela Águia Branca não vieram por meio de uma exigência legal e sim porque a empresa realmente trata com consciência a segurança das pessoas”.

O coordenador de fiscalização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Dalton de Campos Melo Filho, parabenizou a Águia Branca e a Expresso Brasileiro pelo controle da saúde, segurança e qualidade de vida dos colaboradores. Ressaltou também o belo espaço inaugurado, o que segundo ele, demonstra a intenção da empresa em atender bem os passageiros.

Boas práticas

Um dos principais programas nessa área é o Medicina do Sono, que há quase 20 anos, busca ressaltar a importância do sono para a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar físico e emocional dos motoristas da empresa.

O Programa realiza um acompanhamento especializado, estimula hábitos saudáveis, oferece ações e estruturas adequadas na empresa, além de promover o tratamento de possíveis fatores prejudiciais a um sono reparador e ao descanso revigorante às exigências da profissão. Atualmente todos os 1.200 motoristas participam do Programa.

Antes de qualquer viagem, os motoristas realizam o teste do bafômetro e o teste de vigília que mostra o quão atento eles estão para dirigir e passam por uma entrevista individual. Dependendo do resultado, um motorista de plantão assume a viagem. Qualquer interferência no comportamento ou na saúde dos profissionais é motivo de atenção e cuidado.

Nas paradas dos percursos noturnos, a Águia Branca tem 12 salas de estimulação do alerta, distribuídas nos nove estados de atuação, onde os motoristas fazem alongamentos, bicicleta ergonômica e um lanche balanceado, tudo isso em cerca de 20 minutos. Nesses espaços, a iluminação é especial com certa de 5000 lux, e auxilia na prevenção da sonolência noturna, inibindo a produção do hormônio regulador do sono, a melatonina.

O médico Sérgio Barros, especialista em Medicina do Sono e responsável pelo programa na Águia Branca, contou que o programa surgiu de uma demanda da empresa para adotar medidas de segurança operacional. A partir de estudos foi criado o programa permanente, que inclui cuidados adotados diariamente, assim como tratamentos de distúrbios do sono disponibilizados sistematicamente.

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="22012,22013,22014" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.