OBSERVATÓRIO | Campanha para uso do cinto de segurança em ônibus é retomada pela Agepan e CCR MSVia.
20612
post-template-default,single,single-post,postid-20612,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Campanha para uso do cinto de segurança em ônibus é retomada pela Agepan e CCR MSVia.

Campanha para uso do cinto de segurança em ônibus é retomada pela Agepan e CCR MSVia.

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) e a CCR MSVia, retomaram em 1° de março a campanha “Abrace essa ideia #useocinto”, com a distribuição de folhetos explicativos aos passageiros que embarcaram nos terminais viários de Campo Grande e Dourados, sobre a necessidade do uso do cinto de segurança. A notícia foi divulgada pelo jornal “A Crítica” de Campo Grande (MS), da repórter Gizele Oliveira.

O uso do cinto de segurança é obrigatório e foi tema de campanha realizada pelo Governo do Estado, por meio da Agepan, e CCR MSVia a partir de dezembro de 2016, em parceria com a Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Polícia Rodoviária Federal e Observatório Nacional de Segurança Viária, e vem sendo retomado em ações pontuais, como ocorreu no último Carnaval.

“A maioria dos passageiros que viaja de ônibus pelas estradas de Mato Grosso do Sul e do Brasil não costuma adotar essa medida simples que pode fazer grande diferença em caso de acidente. Assim como acontece nas viagens de carro particular, esse é um cuidado que precisa se tornar hábito nas viagens de transporte coletivo, seja em ônibus, micro-ônibus ou vans”, afirma o diretor de Transportes da Agepan, Ayrton Rodrigues.

Além disso, cartazes foram fixados nos guichês e distribuídos para colocação nos ônibus. Tudo isso para alertar os passageiros sobre o risco que se corre ao não utilizar o cinto de segurança durante as viagens. As empresas tem a obrigação de manter os cintos em perfeitas condições e deixá-los visíveis aos passageiros. Por ouro lado, os passageiros devem conferir se o cinto está em condições para o uso ao embarcar no veículo, além de utilizá-lo para a sua segurança e a de outros passageiros durante todo o percurso.

Leia a notícia em: http://www.acritica.net/editorias/geral/agepan-e-ccr-msvia-retomam-campanha-de-conscienti-3603/362253/

1Comentário
  • Carlos Azevedo
    Postado às 11:50h, 08 março Responder

    Caro Ayrton, a Agepan e a CCR estão de parabéns por dar prosseguimento a este tipo de Campanha Educativa.

    É uma pena que não tenhamos regras mais claras e procedimentos padrão, assim como na aviação, para que as pessoas sejam esclarecidas e estimuladas ao uso do cinto de segurança nos transportes coletivos interestaduais / intermunicipais.

    Vamos ficar na torcida que este bom exemplo seja seguido por mais e mais instituições, para que a segurança viária prevaleça e que tenhamos sempre menos gravidade nas lesões sofridas em acidentes, com uma ação simples como esta, mas que pode salvar muitas vidas.

Escreva um comentário