A Stock Car promoveu, na 5ª etapa da temporada realizada em Santa Cruz do Sul (RS), ações para a campanha Maio Amarelo, em parceria com a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração). Todos os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro ganharam o laço amarelo, símbolo do movimento mundial para a redução dos acidentes de trânsito em e favor da vida.
"Queremos usar o nosso poder de influência nas pessoas de maneira positiva, para termos um trânsito cada vez mais seguro para todos", destaca Rodrigo Mathias, CEO da Vicar Promoções Desportivas, empresa que organiza a Stock Car. Um dos principais pilares de atuação da categoria é a segurança. Nos últimos anos, a Stock Car avançou no desenvolvimento do tema, podendo, atualmente, se considerar uma das categorias mais seguras do automobilismo mundial. "A segurança permeia todas as nossas ações dentro da categoria. Por conta disso, a Stock Car amplia o horizonte das pistas e apoia o Maio Amarelo, com o objetivo de fazer o país a ter um trânsito mais seguro", diz Mathias.
"A segurança automotiva é uma das metas do desenvolvimento de tecnologias do Nióbio e o Maio Amarelo é uma oportunidade para contribuirmos para um trânsito mais seguro", comenta Rodrigo Amado, Gerente de Desenvolvimento de Tecnologia de Materiais Automotivos da CBMM. A Companhia trabalha em parceria com as montadoras e fabricantes de componentes automotivos em busca de soluções estruturais envolvendo aços de alta resistência a serem aplicadas na estrutura de automóveis.
A CBMM é líder mundial em produtos de Nióbio, metal aplicado em atividades industriais como a fabricação de automóveis, de estruturas metálicas e turbinas de aeronaves. Seu principal produto é o ferronióbio, que confere melhoria de propriedades em produtos de aço. Carros com maior composição de Nióbio têm estruturas mais flexíveis, que absorvem mais impacto em colisões, além de serem mais leves e, portanto, mais eficientes.
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Três segundos no Trânsito
A condução de um veículo envolve situações que demandam tempo, haja vista que, desde a percepção do risco, a reação do condutor e a frenagem, transcorrem alguns segundos decisivos. Nesse ínterim, duas ações cruciais estão envolvidas: a percepção / reação ao risco e a imobilização total do veículo. Nesse sentido, é imperioso manter a distância do veículo a frente e evitar distrações, pois ao somar uma distração ao tempo fixo de parada, a consequência pode ser fatal.
OBSERVATÓRIO disponibiliza painel com dados da PRF
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária passa a disponibilizar em seu portal um painel com os dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) relacionados aos sinistros de trânsito ocorridos em rodovias federais. Os dados são compilados a partir do BAT (Boletim de Acidente de Trânsito) desde o início da série histórica, em 2007.
Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil é tema de webinar promovido pelo OBSERVATÓRIO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), o webinar “Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil”, com o objetivo de apresentar e discutir as evoluções das normas e legislações acerca das placas padrão Mercosul e seu uso no Brasil.
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