Os patinetes elétricos chegaram às grandes cidades e fazem sucesso. É um transporte muito prático, não requer esforço nem muita habilidade. Não polui e é uma boa alternativa para escapar do trânsito. Mas e os riscos? Tem gente se machucando feio e tratando o patinete como um brinquedo e não como um meio de transporte. Só a cidade de São Paulo já tem quatro mil patinetes para serem alugados via aplicativo de celular. E quem controla tudo isso? A novidade veio sem nenhuma regulamentação. O Fantástico, da TV Globo, falou sobre o tema.
As regras variam pelo mundo. Em Nova York, o patinete elétrico compartilhado está proibido. Quem tem o seu, roda a no máximo 25 quilômetros por hora, mas é raro encontrar alguém usando capacete. Já em Londres, mesmo sendo proibidos de circular pelas ruas ou calçadas, eles estão no espaço público, só que todo mundo usa capacete.
Como pode demorar para saírem as normas definitivas, que estão sendo discutidas com 11 empresas, a Prefeitura de São Paulo decidiu baixar nesta segunda (13) uma portaria com algumas regras: deve proibir a circulação pelas calçadas e tornar o uso de capacete obrigatório.
Assista a matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/7609964/
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.