23 maio 2018 1º Seminário de Segurança Viária e Integração de Órgãos Gestores tem programação definida
Encontro acontece dia 29 de maio em Paulínia (SP)
No dia 29 de maio, das 9h às 17h, Paulínia (SP) recebe o 1º Seminário de Segurança Viária e Integração de Órgãos Gestores. O encontro, realizado pela Prefeitura de Paulínia, em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a MD Consultoria, irá discutir de maneira prática e eficiente todas as vertentes que influenciam a gestão pública e a necessidade de uma maior integração entre as esferas Federal, Estadual e Municipal para a gestão de trânsito.
O seminário acontecerá na Câmara de Paulínia e as inscrições podem ser feitas em: https://goo.gl/forms/V9ViFdDEl5pMGvCP2.
A programação do evento já está definida e após cada exposição os participantes terão possibilidade de fazer perguntas aos palestrantes. Confira os temas que serão abordados.
Programação do evento
8h30 – Welcome coffee e inscrições
9h30 – Abertura oficial
10h15 – Os impactos dos acidentes de trânsitos nos gastos municipais
José Aurelio Ramalho – Observatório Nacional de Segurança Viária
Gustavo Fraga – SBAIT (Soc. Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
10h50 – Coffee Break
11h35 – A importância da municipalização
-
- Mediador: José Aurelio Ramalho
- Engenharia – Eng°. Rui Voldinei Pires
- Educação – Roberta Mantovani
- Fiscalização – Renato Campestrini
12h40 – Ferramentas e suporte técnico e administrativo aos municípios
-
- Mediador: José A. Ramalho
- Marcius Davila – MD Consultoria
14h15 – Almoço
15h00 – Integração dos órgãos de trânsito e de segurança como forma de gestão compartilhada nos Estados e Municípios
-
- Mediador: José Aurelio Ramalho
- Representante EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas)
- Coronel Marcelo Hosé Rabello Vianna – CPTRAN (Comando de Policiamento de Trânsito de São Paulo)
- Comandante Márcio Frizarin – Guarda Municipal de Campinas
15h35 – Coffee break
16h20 – Municipalização do trânsito – desafios e oportunidades
-
- Paulo Guimarães (Sec. de Mobilidade Urbana de São José dos Campos)
- Frederico Pierotti Arantes – CETRAN (Conselho Municipal de Trânsito de São Paulo)
17h00 – Encerramento e considerações finais
Mais de 48 prefeituras já estão inscritas
O evento conta com o apoio da Frente Parlamentar das Guardas Municipais. Já confirmaram presença a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) do Rio de Janeiro e de São Paulo, Secretaria de Mobilidade e Transporte de São Paulo, Instituto Tecmeio, Secretaria de Planejamento de Minas Gerais, os Detrans de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além de representantes de Sergipe, Espírito Santo, São Paulo, do Programa Trânsito Seguro e de empresas como Lindsay, da Empresa de Planejamento e Logística do Governo Federal, Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), Observatório de Segurança Viária de Guarulhos, Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Campinas, Polícia Militar de São Paulo, Associação de Examinadores de Trânsito, Centros de Formação de Condutores (CFC’s), entre outros.
As diretrizes do evento são: avançar na construção conceitual de um enfoque sustentável de desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana como fator de segurança viária nas cidades; contribuir com o conhecimento de boas práticas exitosas e “cases” de sucesso no desenvolvimento e gestão compartilhada de segurança pública e mobilidade urbana; identificar e fornecer recomendações e subsídios capazes de incentivar a integração de políticas públicas de segurança pública nas ações de fiscalização e operações de trânsito; divulgar e capacitar em métodos e instrumentos desenvolvidos para o fortalecimento de práticas de ações integradas de prevenção de acidentes de trânsitos e utilização de tecnologias como forma de fiscalização e gestão de cidades inteligentes; contribuir para o fortalecimento de redes de intercâmbio e solidariedade na região entre atores urbanos comprometidos com a promoção do trânsito seguro, através de instrumentos de captação de dados estatísticos de forma a construir juntos campanhas educativas com a finalidade de reduzir gastos públicos com os custos dos acidentes de trânsito; discutir sobre a ampliação e incorporação dos munícipios ao Sistema Nacional de Trânsito, como forma de desenvolver uma troca permanente de experiências e institucionalizar encontros municipais para efeitos de intercâmbios futuros.
No Comments