Artigos

A ATENÇÃO NO TRÂNSITO E A PRESERVAÇÃO DE VIDAS

Escrito por Portal ONSV

29 SET 2022 - 10H00

O Núcleo de Saúde do OBSERVATÓRIO vem provocar um olhar da sociedade para o fato de que o ato de dirigir está envolvido num complexo processo mental que requer responsabilidade sobre a captação, a interpretação e na produção de ações seguras no contexto do trânsito

O Núcleo de Saúde do OOBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é composto por profissionais da saúde, sobretudo por psicólogos e médicos, e foi criado com o propósito de realizar pesquisas, estudos e intervenções para promover a qualidade de vida dos atores do trânsito e contribuir para a mitigação dos comportamentos de risco e violentos neste cenário.

Este projeto inovador tem como foco primordial a integração das diversas áreas envolvidas para elaborar estratégias e produtos que atendam às necessidades das pessoas que circulam neste espaço do trânsito e, sofrem efeitos dos sinistros, das violências e dos conflitos que a mobilidade urbana suscita, além dos impactos em seus familiares e comunidades.

O Núcleo pretende, por meio de seus estudos técnicos e científicos, elaborar diretrizes subsidiar a atuação dos profissionais de saúde na mobilidade urbana e humana.

Neste artigo abordaremos um dos fatores que podem influenciar os comportamentos de risco, especificamente, no contexto da mobilidade. A atenção é fundamental para a segurança dos usuários no trânsito. É o processo cognitivo que permite que as pessoas se concentrem e foquem em determinados estímulos no ambiente, dentre todos os disponíveis no local.

Pensemos em quantos estímulos e informações, recebemos e percebemos enquanto dirigimos. Pessoas, objetos, veículos, animais, paisagens, placas, propagandas, obras, entre vários outros. Ao mesmo tempo em que nos deslocamos e temos acesso a tudo isso, precisamos focar no automóvel a nossa frente, ou no pedestre que está prestes a atravessar a via, por exemplo. E é a atenção como processo cognitivo que permite que selecionemos as prioridades no trânsito.

Muito se fala sobre o fator humano como responsável pela maior parte dos sinistros no trânsito. Acontece que os comportamentos também dependem dos fatores cognitivos do condutor, ou seja, que ele perceba adequadamente tudo o que está acontecendo no trânsito para que possa decidir como reagir. Se há falha na atenção do condutor, é possível que a decisão de como comportar-se no trânsito não seja a mais adequada, já que não “percebeu” tudo o que deveria no contexto da segurança viária.

É essencial conhecer a relação da atenção como processo cognitivo e a segurança do trânsito, visto que não costumamos perceber que comportamentos rotineiros, como mexer rapidamente no celular, conversar ou procurar um endereço enquanto dirige também representam riscos para os que transitam. E compreender que ter atenção a todo momento representa mais segurança no trânsito, o que pode salvar vidas.

Em 2021, foram registadas 246.438 infrações de trânsito no Brasil pelo uso do telefone celular segundo dados divulgados pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego). Além disso, dados extraídos do Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito), afirmaram que foram computadas 675 infrações de uso do celular por dia. Sabe-se que a fiscalização é falha, desta forma, este número é subnotificado, uma vez que apenas uma pequena parcela da população é autuada pelas infrações que comete ao conduzir seu veículo.

Vive-se a ciência de um mundo hiperconectado e, em tempo, pessoas também estão informadas dos perigos de dirigir utilizando o celular, mas apesar de todas as campanhas educativas, os diferentes atores do trânsito estão se distraindo e focando sua atenção de forma recorrente no aparelho celular, e esta breve distração, está prejudicando as condições para a construção de um comportamento seguro.

O Núcleo de Saúde do OBSERVATÓRIO vem provocar um olhar da sociedade para o fato de que o ato de dirigir está envolvido num complexo processo mental que requer responsabilidade sobre a captação, a interpretação e na produção de ações seguras no contexto do trânsito.  Portanto, nesta Semana Nacional do Trânsito destacamos uma base inicial do processo cognitivo que determina o comportamento no trânsito, que é a atenção. Esta, requer que o cidadão verdadeiramente esteja presente em suas ações, percebendo todos os estímulos ao seu entorno e mitigando distrações.

A atenção também nos auxilia em todo o processo para que JUNTOS salvemos vidas!

[vc_empty_space]

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="30554" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_empty_space height="150px"]

Bianca Cruz – Psicóloga do Trânsito e coordenadora do Núcleo de Saúde do OBSERVATÓRIO;

[/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="30433" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_empty_space height="150px"][vc_column_text]

Bárbara Vita – Psicóloga do Trânsito e mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável;

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="30555" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_empty_space height="150px"][vc_column_text]

José Cláudio da Silva – Psicólogo do Trânsito e subcoordenador do Núcleo de Saúde do OBSERVATÓRIO;

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="30556" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_empty_space height="150px"][vc_column_text]

Beatriz Rocha – Psicóloga do Trânsito, pedagoga e mestre em Educação;

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="30557" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_empty_space height="150px"][vc_column_text]Inês Arend – Psicóloga clínica e agente de trânsito;[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="30558" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_empty_space height="150px"][vc_column_text]

Juliana Guimarães – Psicóloga do Trânsito e membro da Câmara Temática de Saúde no Trânsito do Contran;

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="30560" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_empty_space height="150px"][vc_column_text]Marlene Silva – Psicóloga do Trânsito e pós-doutora em Psicologia;[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="30561" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_empty_space height="150px"][vc_column_text]Myrian Regazzo – Psicóloga do Trânsito e Neuropsicóloga;[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="30562" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_empty_space height="150px"][vc_column_text]

Priscilla Borges – Psicóloga do Trânsito e Gestora de Educação e Segurança de Trânsito no Detran/MS.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.