Artigos

10 ANOS DE MAIO AMARELO E O DESAFIO DE AVANÇAR

Escrito por Portal ONSV

22 JUN 2023 - 17H43

Nos anais do Movimento Maio Amarelo tem o registro de seu DNA: Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Essa frase tem sido repetida por milhares, e por que não dizer milhões, de vozes que a cada ano fala mais alto, com mais intensidade e reverberação no mês especificamente devotado a manifestar as ações que pela capacidade exemplar e criativa de mulheres, homens, jovens, crianças, idosos, cidadãos comuns, profissionais, servidores públicos das mais variadas áreas, alcançam não apenas os centros urbanos, mas também os mais remotos recantos desse país de dimensões continentais.

Cada ação organizada carrega em si o desejo de atingir e atrair o maior número de pessoas possível, não para fomentar um banco de dados estatísticos e nem para meramente registrar o volume de tráfego das informações, mas sobre tudo para encontrar um espaço, pequeno que seja. na mente e no coração de quem diariamente, independente de que forma, está exposto ao risco de um sinistro de trânsito.

São ações que demonstram o engajamento numa causa, que como outras também, a proteção e a preservação da vida está acima de tudo.

Uma década de Movimento Maio Amarelo não é o momento de desejarmos fincar a bandeira da conquista, mas sim renovar os propósitos para continuar avançando.

Se a palavra integração outrora usada com acanhamento, agora se mostra presente não apenas em falas, mas também nas ações. A décima edição deu prova de que é possível integrar, colaborar, cooperar para que a mensagem chegue com mais intensidade e lugares mais remotos.

O desafio é transformar integração em Rede de Proteção cujo alcance e eficácia são muito mais amplos.

O Movimento Maio Amarelo há que se transformar em uma Rede de Proteção e se unir a outras Redes de forma que a sociedade de fato seja protegida das ameaças diárias da violência do trânsito.

O desafio é avançar!

Maurício Pontello - Observador Certificado, Belo Horizonte (MG).

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.