Artigos

CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS E CANDIDATAS AOS GOVERNOS ESTADUAIS

Escrito por Portal ONSV

06 SET 2018 - 11H30

CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS E CANDIDATAS AOS GOVERNOS ESTADUAIS

ELEIÇÕES 2018

 

ALERTA :  PELA CONTINUIDADE DA FISCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES LEI SECAS NO BRASIL

Excelentíssimo(a) Senhor(a) Candidato(a) ao Governo do Estado,

Em 19 de Junho de 2008 foi promulgada a lei no11.705, a chamada LEI SECA, após anos de debates com a sociedade e entidades especialistas, considerada um grande avanço para o país na busca da redução dos índices de acidentes ocasionados pelo consumo do álcool e a direção de veículos.

 

Junto com a entrada da lei em vigor iniciaram-se as chamada OPERAÇÃO LEI SECA com o intuito de fiscalizar e punir os motoristas que desrespeitam a legislação.  No decorrer de suas atuações, as operações passaram a incluir outros itens na fiscalização atendendo o Código de Trânsito Brasileiro, como a regularização do veículo, de modo que itens como IPVA/DPVAT/Licenciamento/etc., também são inspecionados. O avanço na fiscalização incluiu a esfera criminal, com a fiscalização de drogas / armas / veículos roubados / etc.

Pesquisas conduzidas pelo Observatório em parceria com universidades federais, utilizando dados da Coordenação Nacional das Operações LEI SECA, evidenciam que nos locais onde mais se fiscaliza menor é a incidência da combinação de risco álcool e direção. Portanto, a LEI SECA é de uma iniciativa indiscutivelmente EFETIVA para a redução das mortes no trânsito no país.

Diante ao acima exposto, reforçamos aos CANDIDATOS E CANDIDATAS AOS GOVERNOS ESTADUAIS DE TODO O BRASIL da extrema importância da manutenção e ampliação das OPERAÇÕES LEI SECA em todo território nacional, para a segurança no trânsito e pública de toda sociedade.

Tal alerta se faz necessário diante ao eminente risco que temos em todas as eleições onde candidatos(as) mau assessorados(as), prometendo e se comprometendo com ações populistas que na prática seriam um retrocesso, envolvendo inclusive o risco de morte da população, e que aos olhos ingênuos e de desconhecimento do cidadão, aparenta ser uma boa iniciativa.

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA   E COORDENAÇÃO NACIONAL DAS OPERAÇÕES LEI SECA

 

Sobre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária:

Uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos, totalmente dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes de trânsito no Brasil.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.