Artigos

1º Seminário de Segurança Viária e Integração de Órgãos Gestores tem programação definida

Escrito por Portal ONSV

23 MAI 2018 - 16H15

Encontro acontece dia 29 de maio em Paulínia (SP)

No dia 29 de maio, das 9h às 17h, Paulínia (SP) recebe o 1º Seminário de Segurança Viária e Integração de Órgãos Gestores. O encontro, realizado pela Prefeitura de Paulínia, em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a MD Consultoria, irá discutir de maneira prática e eficiente todas as vertentes que influenciam a gestão pública e a necessidade de uma maior integração entre as esferas Federal, Estadual e Municipal para a gestão de trânsito.

O seminário acontecerá na Câmara de Paulínia e as inscrições podem ser feitas em: https://goo.gl/forms/V9ViFdDEl5pMGvCP2.

A programação do evento já está definida e após cada exposição os participantes terão possibilidade de fazer perguntas aos palestrantes. Confira os temas que serão abordados.

Programação do evento

8h30    - Welcome coffee e inscrições

9h30    - Abertura oficial

10h15 - Os impactos dos acidentes de trânsitos nos gastos municipais

José Aurelio Ramalho – Observatório Nacional de Segurança Viária

Gustavo Fraga - SBAIT (Soc. Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

10h50 - Coffee Break

11h35 - A importância da municipalização

    • Mediador: José Aurelio Ramalho
    • Engenharia – Eng°. Rui Voldinei Pires
    • Educação - Roberta Mantovani
    • Fiscalização - Renato Campestrini

12h40 - Ferramentas e suporte técnico e administrativo aos municípios

    • Mediador: José A. Ramalho
    • Marcius Davila - MD Consultoria

14h15 - Almoço

15h00 - Integração dos órgãos de trânsito e de segurança como forma de gestão compartilhada nos Estados e Municípios

    • Mediador: José Aurelio Ramalho
    • Representante EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas)
    • Coronel Marcelo Hosé Rabello Vianna - CPTRAN (Comando de Policiamento de Trânsito de São Paulo)
    • Comandante Márcio Frizarin – Guarda Municipal de Campinas

15h35 - Coffee break

16h20 - Municipalização do trânsito - desafios e oportunidades   

    • Paulo Guimarães (Sec. de Mobilidade Urbana de São José dos Campos)
    • Frederico Pierotti Arantes - CETRAN (Conselho Municipal de Trânsito de São Paulo)

17h00 - Encerramento e considerações finais

Mais de 48 prefeituras já estão inscritas

 O evento conta com o apoio da Frente Parlamentar das Guardas Municipais. Já confirmaram presença a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) do Rio de Janeiro e de São Paulo, Secretaria de Mobilidade e Transporte de São Paulo, Instituto Tecmeio, Secretaria de Planejamento de Minas Gerais, os Detrans de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além de representantes de Sergipe, Espírito Santo, São Paulo, do Programa Trânsito Seguro e de empresas como Lindsay, da Empresa de Planejamento e Logística do Governo Federal, Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), Observatório de Segurança Viária de Guarulhos, Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Campinas, Polícia Militar de São Paulo, Associação de Examinadores de Trânsito, Centros de Formação de Condutores (CFC’s), entre outros.

As diretrizes do evento são: avançar na construção conceitual de um enfoque sustentável de desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana como fator de segurança viária nas cidades; contribuir com o conhecimento de boas práticas exitosas e “cases” de sucesso no desenvolvimento e gestão compartilhada de segurança pública e mobilidade urbana; identificar e fornecer recomendações e subsídios capazes de incentivar a integração de políticas públicas de segurança pública nas ações de fiscalização e operações de trânsito; divulgar e capacitar em métodos e instrumentos desenvolvidos para o fortalecimento de práticas de ações integradas de prevenção de acidentes de trânsitos e utilização de tecnologias como forma de fiscalização e gestão de cidades inteligentes; contribuir para o fortalecimento de redes de intercâmbio e solidariedade na região entre atores urbanos comprometidos com a promoção do trânsito seguro, através de instrumentos de captação de dados estatísticos de forma a construir juntos campanhas educativas com a finalidade de reduzir gastos públicos com os custos dos acidentes de trânsito; discutir sobre a ampliação e incorporação dos munícipios ao Sistema Nacional de Trânsito, como forma de desenvolver uma troca permanente de experiências e institucionalizar encontros municipais para efeitos de intercâmbios futuros.

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_single_image image="18788" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][/vc_row]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.