*Alvaro Santos
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito. Esses tipos de rodovias visam o objetivo de minimizar o impacto ou a severidade das colisões, permitindo que os motoristas recuperem o controle de seus veículos se ocorrer um erro de condução, perdoando o erro do condutor, isto é, permitindo que o condutor recupere a trajetória e/ou o controle do veículo.
Entre as características das rodovias que perdoam, incluem-se faixas de escape de emergência, barreiras de segurança que absorvem o impacto e dispositivos que ajudam a evitar colisões frontais.
A ideia por trás desse conceito é reduzir o número de acidentes graves e fatais nas estradas, tornando a condução mais segura para todos os usuários.
A iniciativa foi criada em atenção à tendência mundial de evitar acidentes e mitigar as suas consequências, uma vez que erros na condução são fatores que se destacam dentre as causas de acidentes no mundo.
Esse conceito é difundido em países do desenvolvidos e está associado aos elementos de proteção e segurança da via, na redução de acidentes e principalmente na redução de vítimas fatais.
Um lugar onde podemos ver esta associação é na Norma Brasileira NBR 15486 (ABNT, 2016
https://www.abnt.org.br/busca360/NBR%2015486/1), que introduz o conceito e apresenta as diretrizes de implantação de diversos elementos de segurança viária onde encontramos exemplos típicos de equipamentos das “rodovias que perdoam”, também conhecidos como equipamentos de segurança passiva, que incluem barreiras longitudinais, amortecedores contra acidentes e dispositivos que irão se romper ou entrar em colapso quando impactados.
Exemplo de vidas preservadas pelo conceito das RODOVIAS QUE PERDOAM:
Exemplo de vidas ceifadas por não seguirem o conceito das RODOVIAS QUE PERDOAM:
Imagens: Divulgação/Internet
Autor: Alvaro Santos - Observador Certificado e integrante do Núcleo de Segurança Viária do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
Sest Senat apresenta o Projeto Motorista Série A para representantes da Senatran
Foi realizada na última terça-feira (12), na sede do Sistema de Transporte, em Brasília, uma reunião entre representantes da Senatran (Secretaria Nacional de Transportes), do Ministério dos Transportes, e representantes do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que apresentaram o projeto Motorista Série A, iniciativa lançada em 2023, que visa identificar, reconhecer e valorizar motoristas profissionais que desempenham com excelência suas funções profissionais.
Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG registra 4 óbitos em sinistros de trânsito no mesmo dia
O telejornal MG2 – da TV Globo Minas Gerais - de ontem (14), noticiou quatro óbitos decorrentes de sinistros de trânsito na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, as ocorrências foram registradas no Anel Rodoviário e na rodovia Fernão Dias. O Observador Certificado Ronaro Ferreira foi consultado pela reportagem para explicar as prováveis causas para esses sinistros de trânsito.
Mobilidade das Mulheres e Segurança Viária
A mobilidade Urbana não é igual para todos, cada pessoa tem suas próprias necessidades e atividades a realizar na cidade. A mobilidade das mulheres, por exemplo, é formada por deslocamentos complexos e multimodais, visto que sentem o impacto das diversas responsabilidades de trabalho e cuidado, e ainda precisam adaptar seus percursos e meios de transportes para garantirem sua integridade e segurança.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: