Artigos

Motociclismo - Liberdade com responsabilidade

Escrito por Portal ONSV

29 FEV 2016 - 11H29

Por Renato Campestrini

Para aqueles que apreciam transitar em duas rodas, uma das melhores sensações que a motocicleta proporciona é a de liberdade, de interagir com o meio, ainda que para isso seja vez ou outra obrigado a fazê-lo debaixo de chuvas ou com pedras de granizo a pipocar no capacete.

A motocicleta é de fato um veículo apaixonante, indutor de boas experiências e amizades, mesmo em meio à selva de pedra que se tornaram nossas cidades, entretanto, para aproveitar tudo de melhor que o veículo oferece, alguns cuidados necessitam de atenção especial dos condutores.

É cada vez mais comum ao observar um estacionamento de motocicletas, ou em pontos em que o pessoal se reúne para conversar, veículos com pneus desgastados bem acima do desejável, adaptações em espelhos retrovisores que apesar de esteticamente bonitos não tem nenhuma função prática, estão ali simplesmente para cumprir a regra, um erro, pois esse importante item de segurança pode auxiliar na prevenção de acidentes.

Outro ponto que merece destaque e que também é muito comum comprovar, diz respeito à substituição das luzes indicadoras de direção originais por modelos menores, alguns imperceptíveis aos condutores que transitam atrás da motocicleta, aumentando os riscos.

Customizar a motocicleta para deixá-la bonita aos olhos do proprietário não é uma atitude que reprovamos, o que é necessário durante esse processo é que os fatores relacionados à segurança não sejam deixados de lado.

Uma motocicleta em perfeitas condições, certamente, irá proporcionar ao condutor chegar ao seu destino conforme o planejado.

No tocante à vestimenta, utilização do capacete de segurança, não se pode deixar levar por anúncios publicitários que mostram condutores a transitar com óculos de sol e capacete aberto. Esteja atento para que o direito de dirigir a motocicleta não seja prejudicado, pois somente o ato de transitar com a viseira aberta representa uma infração leve, capacete sem viseira ou sem óculos de proteção conforme determina Resolução do CONTRAN, ainda constitui infração de trânsito de natureza gravíssima com suspensão do direito de dirigir.

Ainda na questão do capacete, ele deve sempre estar devidamente afixado ao crânio do condutor em tamanho adequado e afivelado. Utilizar tamanhos maiores para que muitas pessoas possam fazer uso do dispositivo, aumenta o risco de morte ou ferimentos graves, pois em um impacto, a chance de que ele saia da cabeça é alta.

Participar de cursos de condução avançada do veículo é uma atitude positiva, um investimento na segurança do usuário. Em que pese o advento de novas tecnologias que permitem ao motociclista reduzir espaços de frenagem, vários condutores ainda têm dificuldades em utilizar de forma adequada os freios e sofrem quedas ou acidentes por isso.

Por fim, jamais conduza a motocicleta após beber, preserve a vida, seja consciente e aproveite tudo de bom que o motociclismo tem a oferecer.

Renato Campestrini, advogado, é pós-graduado em Trânsito, Mobilidade e Segurança.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.