Artigos

Movimento Maio Amarelo contribui para a redução de vítimas fatais do trânsito

Escrito por Portal ONSV

03 JUL 2018 - 14H25

Ao acompanhar as publicações pela imprensa de números sobre o Maio Amarelo, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária detectou uma boa notícia: as ações realizadas durante o Maio Amarelo em todo o Brasil têm contribuído para a redução do número de mortes em acidentes de trânsito. Foi o que divulgaram os meios de comunicação das cidades que conseguiram esse importante feito. Isso demonstra que o Movimento Maio Amarelo tem, ao longo dos seus cinco anos de existência, atingido a meta de reduzir os acidentes com mortos no país.

A redução durante maio chegou a 33% em Santo André (SP), conforme notícia divulgada pelos meios de comunicação daquela região. Santo André prioriza a educação e a medida tem dado bons resultados. O mesmo aconteceu em Campo Grande (MS), que durante o mês de maio reduziu em 28,5% o número de acidentes com vítimas fatais. Lá, a campanha do Maio Amarelo é realizada desde 2015.

A Prefeitura de Acopiara (CE), através da Superintendência de Transporte e Trânsito (STtrans) fez um levantamento dos números de acidentes ocorridos no município entre julho de 2017 a maio de 2018, com o objetivo de mostrar a redução no número de acidentes no trânsito. De acordo com os dados fornecidos, em julho de 2017 aconteceram 80 acidentes de trânsito envolvendo veículos automotores e, em maio de 2018, houve uma redução significativa no número desses acidentes, totalizando 25 acidentes.

Em Petrópolis (RJ), o número de vítimas de acidentes de trânsito no mês de maio é 29,46% inferior ao mesmo período do ano passado, segundo divulgou a imprensa, com dados computados por meio das entradas de vítimas para atendimento no Hospital Santa Teresa. Enquanto em 2017, 112 pessoas deram entrada no hospital, em 2018 esse número caiu para 79. O número de registro é menor, também, que em 2016, quando foram registradas 160 entradas na unidade de saúde, ou seja, uma redução de 51,9% em dois anos.

Segundo informação gerada nos gráficos do Sistema Infosiga, do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que organiza os dados de acidentes nos municípios do Estado de São Paulo os municípios de Santo André, Mauá e São José dos Campos, por exemplo, mantém números menores de óbitos nos meses de maio nos últimos 4 anos, de 2015 a 2018.

Isso reforça que realizar campanhas e ações focadas nas premissas do Maio Amarelo dão resultado e preservam vidas. Os municípios são exemplos do que informa o site do Infosiga, apontando redução de 14,1% nos acidentes de trânsito no Estado de São Paulo em maio de 2018, se comparado a maio de 2017.

 “Sabemos que a redução de acidentes acontece também em outros lugares do Brasil. Sabemos ainda que a força do Movimento Maio Amarelo já chegou a milhares de pessoas, orientando e alertando que cada um de nós é responsável pelas atitudes que toma no trânsito. Mudar a consciência e a forma de encarar a mobilidade, respeitando as leis de trânsito, pode mudar a nossa realidade de mortes e mutilados pelos acidentes. Ações integradas entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade em prol de uma causa dão resultados imediatos e devem ser adotados como políticas de governo”, diz o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.

Veja os dados levantado em:

Comparativo acidente durante o Maio Amarelo x Ações realizadas

Óbitos em decorrência de acidentes de trânsito 

Evento Frota Descomplicada
Matérias

Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO

No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.

MaioAmareloSemFronteiras
Matérias

Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão

Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.

AND Tech
Matérias

Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech

O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.