[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][vc_separator type="transparent" up="7" down="38"][vc_column_text]
junho/2021
Engajar-se em uma causa social tornou-se uma iniciativa cada vez mais indispensável, seja para combater as injustiças sociais ou para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de repensar nossas ações para a construção de um novo amanhã.
Dentre as várias causas sociais existentes, uma das que mais se destaca é a causa do trânsito, pelo simples fato de fazer parte do cotidiano de todas as pessoas. Já pensou que mesmo durante este momento de isolamento social e pandemia, ainda assim, não existe um indivíduo que não transite? Seja de carro, de moto, como passageiro no transporte público, ou simplesmente caminhando até o supermercado mais próximo.
Falando sobre transitar, os últimos dados apontam que a cada 10 minutos uma pessoa morre vítima de violência pública no Brasil, ou seja, 6 mortes por hora. Esse número praticamente se iguala aos sinistros de trânsito: a cada 15 minutos, uma pessoa morre vítima da violência no trânsito, ou seja, 4 mortes a cada hora, conforme dados compilados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV).
O ONSV é uma instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de sinistros de trânsito do nosso país. É reconhecido pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), e atua como um órgão de inteligência que, por meio de educação, pesquisa, planejamento e informação, promove e executa os subsídios técnicos necessários ao convívio harmônico entre pessoas, veículos e vias.
Nos últimos dez anos, o OBSERVATÓRIO entregou à sociedade mais de 60 Estudos e Pesquisas, criou o Movimento Maio Amarelo que é o maior movimento de Segurança no Trânsito do País; Entregou o Programa Educa que objetiva levar a educação para o trânsito para dentro das escolas; O Programa Laço Amarelo que é uma continuidade do Maio Amarelo; Além de diversos projetos que visam a promoção da saúde e a prevenção da violência no trânsito.
Para conseguir desenvolver todos esses projetos, o Observatório conta com a sensibilização e o apoio de pessoas físicas e jurídicas que aderiram a uma parceria denominada no Estatuto do ONSV como Mantenedor Social. Estes parceiros contribuem regularmente através de recursos financeiros, bens e/ou serviços e com isso, ajudam na realização das ações e atividades básicas do ONSV.
Como Mantenedor Social, a pessoa ou entidade contribuiu ativamente em prol da segurança viária do País, investindo no desenvolvimento de todas as ações e programas realizadas pelo OBSERVATÓRIO. Essa é uma forma de investimento social corporativo que alinha estratégias de marketing social às necessidades da sociedade, ao utilizar as habilidades empresariais e mobilizar a sociedade em prol de uma causa social. As empresas têm a oportunidade de gerar entre os seus colaboradores, consumidores e público de alcance, o engajamento social necessário para as transformações sociais que tanto almejamos.
É comum que entre os próprios colaboradores dessas empresas, crie-se uma aproximação com a empresa, motivando-os a atingir o resultado planejado pela possibilidade de alinhar a marca às ações sociais defendidas pela instituição. Os principais resultados nesse caso para a empresa, são: a retenção de seus talentos e a satisfação da equipe, que por sua vez, contribui para a solução de questões sociais relacionadas ao trânsito. Ao vincular a sua empresa ou entidade a uma CAUSA, você estará posicionando-se em defesa da vida.
*Fernando Henrique da Silva – Comunicação/Assessoria de imprensa no OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária;
Formado em comunicação social – Jornalismo e pós-graduando em gestão de comunicação digital e mídias sociais;
Autor do livro reportagem Nan Meizhou: histórias sobre a imigração chinesa em Campinas/SP.[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.