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PEDESTRE, PARABÉNS PELO SEU DIA

Escrito por Portal ONSV

08 AGO 2023 - 15H46 (Atualizada em 08 AGO 2023 - 16H32)

A menor unidade de trânsito é o pedestre. O mais frágil, o que precisa de mais atenção. Quem deve ser sempre a prioridade, mas que também precisa saber cuidar de si. O Maio Amarelo vem falando isto há 10 anos.

Os atropelamentos são numerosos, envolvem principalmente crianças e idosos, a parte mais frágil dos pedestres. São a principal causa de mortes de idosos no trânsito (39,9% segundo o Datasus em 2021 no Brasil). (Perceba o risco. Proteja a vida. – 2020)

Pedestre é maioria, ou melhor, é totalidade. “Ser pedestre” também é uma condição de todos os ciclistas, motociclistas e também todos os motoristas, todos são pedestres quando saem de seus veículos. (Nós somos o trânsito – 2018)

O Código Brasileiro de Trânsito orienta, no artigo 29, que os veículos maiores devem cuidar da segurança dos veículos menores; os motorizados pelos veículos não motorizados e todos devem zelar pela segurança do pedestre. (No trânsito, o sentido é a vida – 2019)

Mas é evidente que os pedestres também têm seus deveres. Mesmo sendo o usuário da via pública com maior fragilidade, ele também carrega a sua responsabilidade pelo Código. Poucas pessoas sabem quais as punições por descumprimento, quais multas podem ser aplicadas ou como pode ser a abordagem das autoridades de trânsito. (Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito. – 2021)

Apesar de estar também sujeito a multas por descumprimento das leis de trânsito pouco se fala sobre este tema. No Código de trânsito, no artigo 254, está prevista a multa para pedestre que faça algo nas “pistas de rolamento” (o asfalto) que não seja atravessar na faixa. A multa equivale a 50% do valor de uma infração leve para motoristas – ou seja, R$ 44,19.

Normalmente o pedestre não paga sua infração com dinheiro. Paga com a pele esfolada, com uma perna quebrada, com uma cabeça inchada. Em milhares de vez, paga com a vida. (Atenção pela vida – 2014)

Faixas de pedestres, semáforos, travessias elevadas, ilhas, leis e multas protegem o pedestre, mas suas atitudes são fundamentais para sua segurança. (Seja você a mudança – 2015)

O sistema viário contempla todos os modos, pedestre, ciclista, motociclista, motorista de carro, de caminhão, de ônibus. Se o motorista não deve dirigir mexendo no celular, o pedestre não deve mexer no celular ao atravessar a rua. A atenção exigida é a mesma, independente da fragilidade, os danos ao indivíduo é que são diferentes. A gravidade aumenta quanto mais frágil é o indivíduo. (Minha escolha faz a diferença – 2017)

A atitude de segurança no trânsito é necessária em todos os níveis e representa a melhor maneira de prevenir os sinistros. Nem todas as leis juntas darão conta de aumentar a segurança do pedestre se você não cuidar de si mesmo. (Eu sou +1 – 2016)

A segurança requer esforço e não é sensato esperar que o outro (os condutores) vá se esforçar para a sua segurança.

Atravessar na faixa de pedestres pode exigir andar um pouco mais. Para usar uma passarela será preciso subir rampas. Para ter segurança é preciso esforço.

Quando você está a pé, quanto vale a sua segurança? Vale o seu esforço? (No trânsito, escolha a vida - 2023)

E se você estiver conduzindo, quanto vale a segurança do pedestre? Vale o seu esforço? (Juntos salvamos vidas – 2022)




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Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

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PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

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Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

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