A menor unidade de trânsito é o pedestre. O mais frágil, o que precisa de mais atenção. Quem deve ser sempre a prioridade, mas que também precisa saber cuidar de si. O Maio Amarelo vem falando isto há 10 anos.
Os atropelamentos são numerosos, envolvem principalmente crianças e idosos, a parte mais frágil dos pedestres. São a principal causa de mortes de idosos no trânsito (39,9% segundo o Datasus em 2021 no Brasil). (Perceba o risco. Proteja a vida. – 2020)
Pedestre é maioria, ou melhor, é totalidade. “Ser pedestre” também é uma condição de todos os ciclistas, motociclistas e também todos os motoristas, todos são pedestres quando saem de seus veículos. (Nós somos o trânsito – 2018)
O Código Brasileiro de Trânsito orienta, no artigo 29, que os veículos maiores devem cuidar da segurança dos veículos menores; os motorizados pelos veículos não motorizados e todos devem zelar pela segurança do pedestre. (No trânsito, o sentido é a vida – 2019)
Mas é evidente que os pedestres também têm seus deveres. Mesmo sendo o usuário da via pública com maior fragilidade, ele também carrega a sua responsabilidade pelo Código. Poucas pessoas sabem quais as punições por descumprimento, quais multas podem ser aplicadas ou como pode ser a abordagem das autoridades de trânsito. (Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito. – 2021)
Apesar de estar também sujeito a multas por descumprimento das leis de trânsito pouco se fala sobre este tema. No Código de trânsito, no artigo 254, está prevista a multa para pedestre que faça algo nas “pistas de rolamento” (o asfalto) que não seja atravessar na faixa. A multa equivale a 50% do valor de uma infração leve para motoristas – ou seja, R$ 44,19.
Normalmente o pedestre não paga sua infração com dinheiro. Paga com a pele esfolada, com uma perna quebrada, com uma cabeça inchada. Em milhares de vez, paga com a vida. (Atenção pela vida – 2014)
Faixas de pedestres, semáforos, travessias elevadas, ilhas, leis e multas protegem o pedestre, mas suas atitudes são fundamentais para sua segurança. (Seja você a mudança – 2015)
O sistema viário contempla todos os modos, pedestre, ciclista, motociclista, motorista de carro, de caminhão, de ônibus. Se o motorista não deve dirigir mexendo no celular, o pedestre não deve mexer no celular ao atravessar a rua. A atenção exigida é a mesma, independente da fragilidade, os danos ao indivíduo é que são diferentes. A gravidade aumenta quanto mais frágil é o indivíduo. (Minha escolha faz a diferença – 2017)
A atitude de segurança no trânsito é necessária em todos os níveis e representa a melhor maneira de prevenir os sinistros. Nem todas as leis juntas darão conta de aumentar a segurança do pedestre se você não cuidar de si mesmo. (Eu sou +1 – 2016)
A segurança requer esforço e não é sensato esperar que o outro (os condutores) vá se esforçar para a sua segurança.
Atravessar na faixa de pedestres pode exigir andar um pouco mais. Para usar uma passarela será preciso subir rampas. Para ter segurança é preciso esforço.
Quando você está a pé, quanto vale a sua segurança? Vale o seu esforço? (No trânsito, escolha a vida - 2023)
E se você estiver conduzindo, quanto vale a segurança do pedestre? Vale o seu esforço? (Juntos salvamos vidas – 2022)
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech
O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
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