A menor unidade de trânsito é o pedestre. O mais frágil, o que precisa de mais atenção. Quem deve ser sempre a prioridade, mas que também precisa saber cuidar de si. O Maio Amarelo vem falando isto há 10 anos.
Os atropelamentos são numerosos, envolvem principalmente crianças e idosos, a parte mais frágil dos pedestres. São a principal causa de mortes de idosos no trânsito (39,9% segundo o Datasus em 2021 no Brasil). (Perceba o risco. Proteja a vida. – 2020)
Pedestre é maioria, ou melhor, é totalidade. “Ser pedestre” também é uma condição de todos os ciclistas, motociclistas e também todos os motoristas, todos são pedestres quando saem de seus veículos. (Nós somos o trânsito – 2018)
O Código Brasileiro de Trânsito orienta, no artigo 29, que os veículos maiores devem cuidar da segurança dos veículos menores; os motorizados pelos veículos não motorizados e todos devem zelar pela segurança do pedestre. (No trânsito, o sentido é a vida – 2019)
Mas é evidente que os pedestres também têm seus deveres. Mesmo sendo o usuário da via pública com maior fragilidade, ele também carrega a sua responsabilidade pelo Código. Poucas pessoas sabem quais as punições por descumprimento, quais multas podem ser aplicadas ou como pode ser a abordagem das autoridades de trânsito. (Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito. – 2021)
Apesar de estar também sujeito a multas por descumprimento das leis de trânsito pouco se fala sobre este tema. No Código de trânsito, no artigo 254, está prevista a multa para pedestre que faça algo nas “pistas de rolamento” (o asfalto) que não seja atravessar na faixa. A multa equivale a 50% do valor de uma infração leve para motoristas – ou seja, R$ 44,19.
Normalmente o pedestre não paga sua infração com dinheiro. Paga com a pele esfolada, com uma perna quebrada, com uma cabeça inchada. Em milhares de vez, paga com a vida. (Atenção pela vida – 2014)
Faixas de pedestres, semáforos, travessias elevadas, ilhas, leis e multas protegem o pedestre, mas suas atitudes são fundamentais para sua segurança. (Seja você a mudança – 2015)
O sistema viário contempla todos os modos, pedestre, ciclista, motociclista, motorista de carro, de caminhão, de ônibus. Se o motorista não deve dirigir mexendo no celular, o pedestre não deve mexer no celular ao atravessar a rua. A atenção exigida é a mesma, independente da fragilidade, os danos ao indivíduo é que são diferentes. A gravidade aumenta quanto mais frágil é o indivíduo. (Minha escolha faz a diferença – 2017)
A atitude de segurança no trânsito é necessária em todos os níveis e representa a melhor maneira de prevenir os sinistros. Nem todas as leis juntas darão conta de aumentar a segurança do pedestre se você não cuidar de si mesmo. (Eu sou +1 – 2016)
A segurança requer esforço e não é sensato esperar que o outro (os condutores) vá se esforçar para a sua segurança.
Atravessar na faixa de pedestres pode exigir andar um pouco mais. Para usar uma passarela será preciso subir rampas. Para ter segurança é preciso esforço.
Quando você está a pé, quanto vale a sua segurança? Vale o seu esforço? (No trânsito, escolha a vida - 2023)
E se você estiver conduzindo, quanto vale a segurança do pedestre? Vale o seu esforço? (Juntos salvamos vidas – 2022)
Observatório divulga resultado final da 12ª turma de Observadores Certificados
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga hoje (13/09), o resultado do processo de certificação da 12ª turma de Observadores Certificados. Ao todo, 76 candidatos atenderam os requisitos mínimos. Desses, 56 foram aprovados em todas as etapas do processo, que incluiu curso online, realização de atividades e avaliação final.
Observatório disponibiliza campanha da Semana Nacional de Trânsito 2024
CEO do Observatório participa de live com Observadora Certificada
O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
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