Artigos

Relatório Sinais Vitais 2019, utiliza dados do OBSERVATÓRIO ao tratar de Mobilidade Urbana em Campinas

Escrito por Portal ONSV

08 JAN 2020 - 14H08

Produzido pela Fundação Urbe9, o Relatório Sinais Vitais (RSV) 2019, consultou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, sobre dados referentes às estatísticas de trânsito de Campinas (SP), para a construção desse projeto.

O projeto é um estudo minucioso e abrangente de fatores independentes, mas fortemente conectados, que impactam o desenvolvimento das cidades, produzido pela Fundação Urbe9, entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais de diversas áreas para fomentar iniciativas que desenvolvam a cidade e empoderem a sociedade.

Proporcionando assim, um foco sobre as prioridades que precisam ser consideradas pelos cidadãos e por todos aqueles que se propõe a administrar nossas cidades. Conectando o capital humano, social e financeiro às necessidades e oportunidades das cidades.

O décimo tema, que aborda a Mobilidade Urbana (entre as páginas 62 e 69), utilizou dados sobre estatísticas do trânsito em Campinas, fornecidos pelo OBSERVATÓRIO para a elaboração do capítulo, tratando de pontos como: mortes no trânsito, evolução da mortalidade no trânsito, custo total das mortes no trânsito, entre outros assuntos.

Segundo um dos diretores-fundadores da Urbe9, o Dr. Eduardo José Vanti Sancho: “O Relatório Sinais Vitais é um estudo analítico e panorâmico de fatores independentes, mas fortemente conectados, que impactam o desenvolvimento das cidades. Representa um verdadeiro ‘check-up’ anual dos municípios, medindo sua vitalidade, saúde econômica, tendências físicas e sociais, e indicando as áreas críticas para a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas que neles vivem”, argumenta.

O RSV permite a consolidação de dados e informações, tanto de problemas, desafios, tendências e oportunidades, quanto das iniciativas de excelência na geração de impacto e inovação social, necessárias para o estabelecimento de boas políticas públicas e o efetivo engajamento de todos para uma cidade melhor.

O que proporciona, desse modo, uma bússola, um mapa, uma ferramenta de foco sobre as prioridades que precisam ser consideradas pelos cidadãos e por todos aqueles que se propõem a bem administrar nossas cidades, objetivando um futuro melhor e pleno de possibilidades.

 O Dr. Sancho esclarece quais serão os próximos passos: “Iniciar a série de Diálogos Vitais com os principais ‘stakeholders’ direta ou indiretamente envolvidos com os problemas e soluções apontados no RSV 2019. Começar a elaboração sistematizada das soluções de inovação social de alto impacto já disponíveis em nossa cidade e região, e começar a elaboração do RSV 2020”, finaliza.

Leia o Relatório Sinais Vitais 2019, em:

https://www.flipsnack.com/observatorio/urbe9-relato-rio-sinais-vitais-campinas-2019.html

Univasf_recebe_comite_regional_prevencao_acidentes_moto
Observadores Certificados

Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco/PE recebe Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco (HU-Univasf), em Pernambuco, recebeu, no final de maio, a visita de um grupo de membros do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) e representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e do Observatório de Segurança Pública do Município de Petrolina. O objetivo foi mostrar in loco, a partir dos fluxos de atendimentos e internações no Hospital, as repercussões dos sinistros de transporte terrestre para a saúde pública. O HU-Univasf é um dos 45 hospitais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

SP2_330_pessoas_morreram_atropeladas_na_capital_de_sao_paulo_em_2023
Matérias

330 pessoas morreram atropeladas na capital de São Paulo em 2023

O SP2, telejornal da TV Globo, da última quinta-feira (13), alertou sobre o crescente risco no trânsito para os pedestres na capital e Grande São Paulo. Somente em 2023, 330 pessoas morreram atropeladas na capital paulista. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, reforçou a necessidade de investimento em campanhas de educação para o trânsito durante a reportagem.

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.