Rodovias em boas condições, mas sem sinalização adequada e sem fiscalização, levam a acidentes mais graves, diz estudo do OBSERVATÓRIO
Análise foi divulgada pela imprensa nacional e reforça importância de medidas em favor de um trânsito mais seguro
Quanto melhor é a condição de infraestrutura das rodovias federais brasileiras, maior é a gravidade dos acidentes de trânsito. É o que aponta o estudo feito pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária que levou em consideração a pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), intitulada “Acidentes Rodoviários e Infraestrutura”. O comparativo feito pelo OBSERVATÓRIO foi pauta de reportagens veiculadas pela imprensa nacional, conforme destacado nos links abaixo.
Segundo o OBSERVATÓRIO, quanto melhores as condições do pavimento, maior a gravidade dos acidentes, já que melhores pavimentos induzem a velocidade mais elevadas, as quais, por sua vez, são fatores determinantes para a gravidade dos acidentes. Dessa forma, reforça-se a importância da presença de dispositivos de fiscalização de velocidade e a inclusão de novos procedimentos para tal tarefa, como, por exemplo, a regulamentação da fiscalização por trecho (em que a velocidade é estabelecida com base no tempo gasto entre dois pontos de controle). Dessa forma, a melhoria das condições do pavimento deve vir acompanhadas de medidas de controle da velocidade.
Para o OBSERVATÓRIO os dados apresentados podem auxiliar na busca de medidas que podem ser adotadas em favor de um trânsito mais seguro nas rodovias federais. Ainda que haja a necessidade de pesquisas complementares para reforçar as hipóteses levantadas, algumas considerações importantes no âmbito das intervenções no sistema viário podem ser listadas:
- Medidas de melhoria das condições do pavimento, que beneficiam a fluidez das vias, DEVEM ser acompanhadas de melhorias na sinalização, pois o estímulo ao aumento da velocidade deve ser compensado por meio de uma melhor comunicação entre a via e o condutor;
- Medidas de melhoria das condições do pavimento, DEVEM ser acompanhadas de um rígido controle do cumprimento da velocidade regulamentar - fiscalização eletrônica e necessidades de homologação e implantação de tecnologias mais abrangentes (como a fiscalização por trecho, por exemplo);
- Dispositivos de contenção viária adequados (barreiras de concreto e defensas metálicas) criam condições para que a rodovia "PERDOE" os erros dos condutores, reduzindo a gravidade dos acidentes com perda de controle nos casos em que o ambiente da lateral da via representa um risco (presença de objetos rígidos e elevadas declividades, por exemplo).
Assista as reportagens:
https://noticias.r7.com/jornal-da-record/series/serie-jr-ferias-perigo-no-caminho-05072018
https://globoplay.globo.com/v/6873025/programa/
Conheça aqui o estudo do OBSERVATÓRIO: Análise dos índices de frequência e gravidade dos acidentes

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
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