Com o objetivo de discutir sobre os desafios existentes para a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) realiza no dia 16 de outubro em Mesquita (RJ), o seminário “Segurança Viária e Integração de Órgãos Gestores”. Podem participar do seminário secretários, gestores, agentes de trânsito e outros profissionais que trabalham no Trânsito e na Mobilidade Urbana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em: https://www.sympla.com.br/seguranca-viaria-e-integracao-dos-orgaos-gestores---os-desafios-da-municipalizacao-do-transito__623038
Fazer parte do SNT é uma obrigação legal dos municípios, que garante maior eficiência e agilidade aos serviços prestados à população no que se refere ao trânsito, e permite que os municípios conheçam suas fraquezas e adotem medidas preventivas para evitar acidentes, por meio de ações de incentivo à cidadania no espaço urbano, por meio do direito de ir e vir.
O evento acontecerá no prédio da Prefeitura de Mesquita, que fica na rua Arthur Oliveira Vechi, 120 - Centro.
Municípios e o investimento em pesquisas e educação
Para que se desenvolvam tarefas de prevenção e segurança no Trânsito, é essencial o investimento em pesquisas com aprofundamento técnico e científico, por meio de análises comparativas, qualitativas e quantitativas para que sejam tomadas decisões e que se desenvolvam ações embasadas em estatísticas efetivas. Tais temas serão abordados no seminário.
Outra forma de atuação permanente é o investimento em educação, proporcionando conhecimento e habilidades que alterem o comportamento humano no trânsito a longo prazo, priorizando a direção segura, não-violenta e sustentável.
SERVIÇO
Seminário de Segurança Viária e Integração de Órgãos Gestores
Quando: dia 16 de outubro
Onde: Em Mesquita (RJ)
Endereço: Prefeitura Municipal de Mesquita – Rua Arthur Oliveira Vechi, 120 - Centro
Como: gratuito
Quem pode participar: secretários, gestores, agentes de trânsito e outros profissionais que trabalham no Trânsito e na Mobilidade Urbana
Para mais informações: (19) 3801-4500
E-mail: onsv@onsv.org.br
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.