Artigos

Educa auxilia professores a falarem sobre trânsito no Programa Detran nas Escolas 2019

Escrito por Portal ONSV

01 ABR 2019 - 13H01

Mais de mil educadores receberam as cartilhas elaboradas pelo OBSERVATÓRIO

O 4º Ciclo de formação de professores do Programa Detran nas Escolas teve início na última semana do mês de março. A abertura oficial contou com a presença do diretor-geral do Detran-DF, Fabrício Moura. Numa parceria firmada entre o Detran-DF e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança no Trânsito, os educadores receberão instruções sobre como trabalhar o tema “Educação para o Trânsito” por meio das cartilhas do Programa Educa.

Esse curso é destinado aos professores, coordenadores e gestores das Unidades Escolares da SEDF e instituições conveniadas que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Possui carga horária de 120 horas, com certificação pela EAPE e será desenvolvido pela plataforma de ensino à distância da EAD do Detran.

“A cada ano, o número de professores capacitados pelo Programa cresce mais: em todo o ano de 2017 foram 525 inscritos, em 2018 foram 1.275 e em 2019, somente no primeiro trimestre, já são 1.100 inscritos no Programa Detran nas Escolas. Isso é reflexo de uma ação educativa conjunta que tem plantado e colhido bons resultados”, declarou o diretor-geral.

Essa colaboração entre Detran e a Secretaria de Estado de Educação (SEDF), busca incorporar a educação para o trânsito no ensino da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, para a formação de multiplicadores de assuntos relacionados à paz, à segurança e à consciência na mobilidade urbana.

Haverá o fornecimento de material didático aos professores cursistas e seus estudantes. Para a Educação Infantil, será entregue conjuntos de jogos educativos, para que conforme o nível escolar em que os professores abordem essas questões, possam desenvolver atividades. Além disso, contarão com materiais e atividades para serem desenvolvidas no ambiente virtual, na plataforma de ensino à distância do Detran.

Com essa ampla difusão de conhecimento, a Diretoria de Educação espera que cada vez mais crianças e jovens possam refletir sobre os cuidados que devem ter no trânsito, com o objetivo principal de evitar acidentes e mortes no trânsito.

 

[vc_gallery interval="3" images="20880,20881,20882,20883,20884,20885,20886,20887,20888,20889,20890" img_size="full"]

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.