Artigos

JUNTOS SALVAMOS VIDAS: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO DIA A DIA

Escrito por Portal ONSV

26 SET 2022 - 10H00

Juntos salvamos vidas!

*Wildison Vieira

A Educação para o trânsito tem propostas viabilizadoras à promoção de informações necessárias a sociedade, sensibilizando-a para que esta perceba os cuidados necessários para a mobilidade urbana segura.

A temática de segurança no trânsito precisa estar presente no dia a dia da sociedade para que esta tenha a percepção dos riscos oferecidos pela realização de um trânsito mal feito, em desacordo à Legislação Vigente, CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Dessa forma, a sociedade entenderá que a harmonia, a paz, e segurança no trânsito se faz pela coletividade, sendo capaz de transformar significativamente a realidade do trânsito na nossa comunidade, no nosso país, e no mundo.

Pelo motivo de o trânsito ser um espaço social de cunho coletivo, seus perigos tornam-se maiores, visto que o desrespeito de um cidadão pode culminar em um sinistro de trânsito com impactos de natureza leve à grave, com ocorrência de ferimentos e óbitos.

Após minha aprovação no Concurso Público para Agente Municipal de Trânsito, no município de Chapadinha, estado do Maranhão, no ano de 2014. Iniciei meus estudos no CTB, iniciando as minhas atividades de Educação para o Trânsito, a partir da parceria entre o Departamento Municipal de Trânsito e 6ª Ciretran Detran-MA. Após o desenvolvimento das ações de blitz educativa nas vias públicas, me identifiquei bastante. O que mais me motivou foi a interação, a conversação entre pessoas que partilham desse mesmo espaço e que precisam de um alerta. Chamá-las a atenção para preservação do nosso bem mais precioso, a vida.

As abordagens e entregas de materiais das campanhas educativas, favorece o contato direto e a identificação de falhas, acompanhada dos pedidos para: utilização correta do capacete de segurança pelo motociclista condutor e seu passageiro, o uso do cinto de segurança, utilização do espelho retrovisor, utilização correta do capacete com ênfase na importância da viseira e cinta jugular, respeito ao pedestre, dentre outros.

Após a minha vivência nas atividades em vias públicas chegou o momento de visitar o ambiente escolar, o que é muito gratificante. Observar as crianças nas escolas que, aos seus modos, entendem de segurança no trânsito e dividem conosco suas vivências, experiências, nos permitindo avaliar que estas temáticas trabalhadas no ambiente escolar surtem efeito e contribuem com a formação cidadã.

Após concluir minha graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão), optei por uma pós-graduação na minha área de atuação, sendo pós-graduado em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito pela Faveni (Faculdade do Venda Nova do Imigrante). Atualmente, estou cursando o último período do Curso Tecnólogo, Superior de Tecnologia em Segurança no Trânsito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Recentemente, me tornei um Observador Certificado, pela Turma 08-2022. Me inscrevi no programa por acreditar na proposta do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e entender que sua sustentabilidade exige novas parcerias, rede de pessoas que partilham da sua visão institucional que é a de um trânsito humanizado, ambiente seguro para todos.

No Brasil, sabe-se que muitos de seus municípios não são integrados ao SNT (Sistema Nacional de Trânsito), o que impede o efetivo trabalho de Engenharia, Educação e Fiscalização, mantendo este espaço alheio à segurança, tornando-se um ambiente violento e fatal.

O DMT (Departamento Municipal de Trânsito) Chapadinha-MA, integrado ao SNT desde o ano de 2002, desenvolve várias ações de Educação, principalmente, em dois momentos durante o ano: no mês de maio com o movimento Maio Amarelo e em setembro na Semana Nacional de Trânsito. Vale destacar que no ano de 2021 fomos premiados em segundo lugar na 1ª edição da Premiação Amigo do Trânsito, como o Departamento Municipal de Trânsito que mais desenvolveu ações educativas visando a redução de acidentes durante a Semana Nacional de Trânsito no estado, evento realizado pelo Detran–MA.

No Movimento Maio Amarelo 2022 trabalhamos a mensagem “juntos salvamos vidas”, nosso Departamento realizou o total de quarenta e duas ações, sendo palestras em escolas, universidades, entrevistas em rádio, podcast, blitz educativa nas vias públicas. Foi um trabalho que contou com diversos parceiros escolas, órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, entidades de classe, associações e sociedade civil, num sentido cooperativo, pondo em prática as ações de sensibilização comunitária para a redução de acidentes.

Como um novo integrante da equipe de Observadores Certificados do OBSERVATÓRIO, sinto-me incumbido da responsabilidade em continuar com minha contribuição para a efetivação de uma mobilidade urbana segura, no meu município e de forma geral. Pretendo apresentar o Projeto EDUCA para a gestora municipal e secretaria de educação a fim de que o mesmo possa ser implantado em nossa rede pública de ensino, favorecendo a inserção da temática de segurança no trânsito no dia a dia letivo dos alunos, promovendo a formação cidadã de nossas crianças e adolescentes. Me comprometo a contribuir com a realização de estudos e pesquisas, elaboração de campanhas de segurança no trânsito durante todo o ano e trabalhar as datas comemorativas de visibilidade das questões de segurança no país, assim como o maio amarelo e semana nacional de trânsito, porque juntos salvamos vidas.

[vc_empty_space]

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_single_image image="30535" img_size="full" qode_css_animation=""][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_empty_space height="150px"]

Wildison Vieira - Guarda Civil Municipal, Observador Certificado -Chapadinha/Maranhã.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.