fbpx
Loader
Respeito e Responsabilidade: Pratique no trânsito
27026
post-template-default,single,single-post,postid-27026,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive

Respeito e Responsabilidade: Pratique no trânsito

Respeito e Responsabilidade: Pratique no trânsito

Bárbara Vita

Edira Pólido do Carmo Soares

Eixo III do Grupo de Estudos em Psicologia e Comportamento Humano

 

Este é o tema definido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) para o Movimento Maio Amarelo neste ano de 2021.

Ao analisar as disposições preliminares de nosso CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em seu artigo 1º, parágrafo segundo, é possível observar que  “O trânsito em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar este direito”,  mas também convidamos a refletir sobre a educação para o trânsito, que em seus artigos 74 e 76 também é priorizada como direito do cidadão em todos os níveis de ensino.

Na atualidade, torna-se importante analisar o CTB fazendo esta correlação com o comportamento do cidadão, levando em consideração a importância da compreensão do conceito de trânsito, pois é justo essa compreensão que vai se tornar a base do comportamento do cidadão nas vias públicas. Entender estas interfaces nos levam a refletir como são complexos os fundamentos para mudanças comportamentais e o quanto deveríamos investir na educação para um trânsito seguro.

Leia o artigo completo em: https://bit.ly/3xjuNNe

 

Bárbara Vita – Observadora Certificada desde 2019, reside em Recife (PE), instagram: @barbara.vitabarbosa

Empreendedora Social. Especialista em Psicologia do trânsito, Msc em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável UPE e Pesquisadora Catalisa ICT.

 

Edira Soares – Observadora Certificada desde 2020, reside em Arapiraca (AL), instagram: @edirasoares

Analista de Trânsito do Detran de Alagoas, professora universitária, especialista em gestão pública pela Ucam/RJ, mestre em engenharia de produção pela UFPE, atua na gestão de projetos de educação para o trânsito desde 2013.

2 Comments
  • Cleide Morais
    Posted at 09:10h, 23 abril Responder

    Parabéns Bárbara e Edira, excelente reflexão, trazemos para as vias públicas o que de fato somos. Precisamos sim buscar sensibilizar a sociedade a participar deste movimento que é de todos.

  • Guto Castro
    Posted at 15:24h, 25 abril Responder

    Excelente conteúdo!!!

Post A Comment