Matérias

1º ANO DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO EDUCA TERMINA COM PREMIAÇÃO

Escrito por Portal ONSV

14 DEZ 2021 - 15H10

1º Prêmio “Mobi Educa” reúne alunos e professores para a construção de um trânsito seguro

Foi realizada na manhã de ontem (13), o encerramento do 1º Prêmio MOBI EDUCA - Mostra Nacional para a Mobilidade Consciente no Trânsito, incluindo todas as escolas participantes do programa piloto OBSERVATÓRIO Educa, realizado este ano em 148 escolas de seis estados, abrangendo quase 48 mil alunos do ensino fundamental.

A mostra foi um incentivo aos participantes do Educa, neste 2021, com o intuito de reunir produções relativas ao conhecimento repassado pelo programa, por meio dos mais de 2.800 educadores capacitados e envolvidos na disseminação desse conhecimento, de forma transversal à diversas disciplinas. Outro objetivo da Mostra foi também identificar os pontos de acertos e lacunas a serem preenchidas pelo programa em 2022. No encerramento, realizado de forma online, houve a apresentação das produções classificadas nesta edição e a premiação.

Vale ressaltar que devido à pandemia e diferenças nas datas de início do ano letivo nas escolas brasileiras, não foram recebidas produções de todos os municípios, mas a equipe do OBSERVATÓRIO agradece aos municípios participantes e já convida a todos para a 2ª edição da MOBI EDUCA 2022. Assim, das 32 produções recebidas, foram consideradas válidas 30.

Para Edira Soares, chefe de Educação para o Trânsito do Detran de Alagoas, Observadora Certificada e coordenadora Nacional de Suporte Técnico Pedagógico do Programa Educa: “foi muito gratificante receber as produções de desenho, dissertação, vídeos, e conteúdo dos educadores e identificar nesses trabalhos que a metodologia do Programa EDUCA que tem por objetivo disseminar o conhecimento de trânsito e mobilidade, de forma transversal a grade curricular de ensino está sendo aplicado com eficiência nas escolas de todo o país. A MOBI EDUCA, deixou o fechamento do piloto neste ano de 2021, onde alcançamos quase 50 mil alunos, ainda mais especial”, destacou.

Conforme ressaltou Bianca Cruz, psicóloga do Trânsito, Observadora Certificada e Líder da Comissão da Mobi Educa, “a MOBI EDUCA revelou que a Educação para o Trânsito é capaz de nos ofertar os frutos que almejamos para uma mobilidade consciente. Recebemos produções de excelência, indicando a assimilação dos conteúdos transmitidos durante o Projeto-Piloto do Observatório Educa”.

Para esta edição, foram criadas cinco categorias de produções, divididas entre alunos e educadores. Para os alunos: desenho; produção livre de vídeo; e dissertação na modalidade dissertação argumentativa. Para os educadores: projeto ou apresentação de aula que contemplou o tema trânsito de forma transversal; produção de vídeo com o tema “Minha experiência com o programa EDUCA”.

Confira a lista dos classificados:

ALUNOS

Desenhos:

  • Luan Simões Vaz – 3º ano;
  • Ana Clara Paiva Lacerda – 8º ano;
  • Victória Maria dos Santos Oliveira – 6º ano;
  • Melyssa Freitas Souza – 4º ano.

Produção livre de vídeo:

  • Inácio Ciribelli Lima – 3º ano;
  • Ágatha Maria Pires Santos – 7º ano;
  • Davi Distinto Kind Barbosa (2º ano), Davi Henrique Santos Schultz (4º ano), Emanuelly El Hariri Martins Santana (1º ano), Esther Almeida Abrantes (3º ano), João Leonardo Ribeiro de Matos (2º ano), Julia Bahia Lacerda (4º ano), Livia Barros Ribeiro (4º ano), Lucas Veloso Nascimento (1º ano), Maria Luiza Costa dos S. Kauan Pereira Prates (3º ano). Pedro Henrique Martins Goecking (5º ano), Paulo Vitor Dantas Morais de Oliveira (5º ano), Rafael Afonso Correia (1º ano), Thalita de Souza Belli Weberling (1º ano).

Redação:

  • Ravi Barbosa do Nascimento Silva – 8º ano.

 

PROFESSORES

Vídeo Educadores:

  • Prof.ª Maria Lissandra Silva – 5º ano;
  • Prof. Isaias de Oliveira Mafra – Ed. Física.

Apresentação de aula:

  • Prof.ª Ana Luiza Silva Araújo;
  • Prof. Nivaldo Lúcio da Silva.

[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="28836,28837,28838,28839,28840,28841,28842" img_size="full"]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
1 2 3 ... 811

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.